domingo, 30 de junho de 2013

O Centro Comercial de Canavieiras




Centro Comercial de Canavieiras - Foto de 
Regis Silbar


Antigamente, o centro nervoso da cidade de Canavieiras estava localizado no Cais do Porto, em frente ao Rio Pardo e nas ruas e ruelas que ficavam mais próximas ao local de embarque e desembarque de passageiros e mercadorias transportados pelos navios. Ali o comércio fervilhava, existiam muitas lojas com as mais variadas mercadorias e diversos pontos destinados exclusivamente à prestação de serviços, tais como alfaiatarias, loja de conserto de relógios e ourives.

Com a construção da estrada que ligava Canavieiras a Ilhéus - passando por Santa Luzia, Camacan, Buerarema e Itabuna - o Cais do Porto começou a deixar de receber os navios de médio porte que atracavam na orla do Rio Pardo.

Como consequência da construção da estrada, Canavieiras passou a ser ligada a outras cidades através de ônibus intermunicipais. Primeiramente os ônibus iam até o Centro Histórico, onde faziam a parada final. Depois os ônibus passaram a fazer o ponto final na chega da cidade.

A partir daí, já com o porto em decadência e com a transferência do ponto final dos ônibus intermunicipais para a chegada da cidade, um novo Centro Comercial começou a prosperar no início da Avenida Rio Branco e nas ruas adjacentes.

Devido a esta mudança, o Cais do Porto começou a entrar em decadência mas, décadas depois, ressurgiu com ouras funções e objetivos, visando um público diferenciado, com os seus bares e restaurantes com visão direta para a espetacular paisagem do Rio Pardo, o rio de Canavieiras.

Neste meio tempo, o trecho da Avenida Rio Branco, compreendido entre a Rua do Aeroporto e a Rua dos Pescadores se consolidou como o novo, e talvez definitivo, Centro Comercial da Cidade de Canavieiras, a Princesinha do Sul.


Centro Comercial de Canavieiras - Foto de 
Regis Silbar




Nenhum comentário:

Postar um comentário