Imagem do Senhor do Bonfim - Foto do Início do Século XX - Arquivo Particular - Foto de Autor Desconhecido |
A imagem do Senhor do Bonfim, uma das mais veneradas do Estado da Bahia, peregrinou à cidade de Canavieiras no ano de 1968, em comemoração à festa dos 250 anos da criação da Paróquia da Freguesia de São Boaventura do Poxim.
A imagem chegou ao Aeroporto de Canavieiras, também chamado pelo povo de Campo de Aviação, no dia 13 de novembro de 1968, acompanhada com uma grande comitiva composta de autoridades religiosas e políticos oportunistas.
Quando desembarcou e apareceu nas escadarias da aeronave, a imagem foi ovacionada por uma grande multidão que a aguardava no aeroporto. A comemoração foi muito grande, com as filarmônicas tocando músicas solenes sob um intenso ruído de pipocar de foguetes, uma espécie de fogos com uma grande flecha, que o faz subir rapidamente em direção aos céus.
No dia 14 de novembro houve uma grande procissão em louvor à imagem do Senhor do Bonfim, com a participação de uma grande multidão, todos vestindo as suas melhores roupas e dispostos a testemunharem o grande encontro com a imagem de São Boaventura, o padroeiro de Canavieiras.
No dia 15 de novembro houve um grande desfile, também em homenagem à sagrada imagem do Senhor do Bonfim - o ilustre visitante - onde, todos, emocionados, participavam, demonstrando que a sua fé era do tamanho da sua emoção.
Destas festividades participaram, entre outros, Dom Eugênio de Araújo Sales, Arcebispo da Bahia e Primaz do Brasil e o Frei Dom Caetano Lima dos Santos, Bispo Diocesano de Ilhéus, que abrilhantaram as festividades comemorativas dos 250 anos da criação da Paróquia da Freguesia de São Boaventura do Poxim, o Padroeiro de Canavieiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário