A Misteriosa Flor das Restingas de Canavieiras - Foto de Regis Silbar |
Entre todas as flores que compõem e embelezam a vegetação das restingas de Canavieiras, encontramos uma flor que nos impressionou bastante, quer por sua delicadeza, quer por sua beleza e quer, também, por sua extrema alvura. Essa flor, que não conseguimos identificá-la, por não constar nos livros e trabalhos, que consultamos, sobre a flora de restinga do sul da Bahia, permanece, para nós, como um mistério a desvendar.
Ela é bstante diferente de outras flores, pois tem o formato de um retângulo, com um ponto amarelo no local onde o talo se une à flor. As suas folhas, quando muito novas, possuem uma grande quantidade de pelos, que dão um toque especial e a caracterizam bastante.
A única da espécie que encontramos e fotografamos foi na Praia da Costa, na Ilha do Atalaia, e estava próxima a um coqueiro, na vegetação entre a linha de arrebentação e a Avenida Beira-Mar. Ela , a planta, tinha por volta de uns trinta centímetros e a flor uns três centímetros.
A flor, embora no meio da densa vegetação rasteira, se destacava por sua grande e peculiar beleza. Não é todos os dias que nos deparamos com uma flor pouco conhecida e, por este motivo, pedimos a quem a conhecê-la, que nos ajude a identificá-la, quer pelo nome popular ou pelo nome científico. Ficaremos grato e divulgaremos logo a seguir.
Essa flor linda e misteriosa também é encontrada na vegetação sivestre da praia do Sítio do Conde/ Bahia
ResponderExcluirEu também queto saber o nome.
ResponderExcluirPesquise como pepaconha. Sua raiz é usado na medicina popular para gripe infantil. Tirar catarro do peito.
ResponderExcluirO nome correto é Papacunha ( Pombalia calceolaria). Fazendo uma correção anterior.
Excluir