sábado, 22 de fevereiro de 2014

O Primeiro Avião a Amerrissar nas Águas do Rio Pardo em Canavieiras




Esta Foi a Primeira Amerrissagem em
 Canavieiras
 - Foto de Teophilo Mourranhy


Foi nas águas calmas e mansas do Rio Pardo que, em 7 de junho de 1928, se realizou a Primeira Amerrissagem na cidade de Canavieiras, a Princesinha do Sul, foto este documentado por Teophilo Mourranhy, o mais importante fotógrafo documentarista do início e meados do século XX desta antiga e importante cidade.

Foi um fato memorável para a cidade, que mobilizou toda a sua população em torno do acontecimento. O Cais do Porto ficou repleto de curiosos que admiravam sem parar aquele maravilhoso e ainda pouco conhecido objeto flutuante.

Muitas embarcações navegavam em torno do aeroplano para que os curiosos matassem a sua curiosidade. Foi um dia de festa para a cidade sedenta de novidades, já que nela a vida passava e nada de novo acontecia.

No local da amerrissagem, anos mais tarde, quando da construção do Cais do Rio Pardo, foi feita uma escadaria para facilitar o embarque e desembarque dos passageiros das aeronaves. Esta escadaria fica bem próxima à Ponte do Lloyd e é um dos principais pontos turísticos da cidade, já que restam poucas construções deste tipo em cidades do Brasil.

Devemos o registro desta amerrissagem ao fotógrafo Teophilo Mourranhy, que eternizou. para a posteridade, todos os principais fatos e acontecimentos sociais que teve como palco a cidade de Canavieiras. 


sábado, 1 de fevereiro de 2014

O Primeiro Pouso de Avião em Terra Firme em Canavieiras



t
Primeiro Pouso em Terra Firme em Canavieiras - 
18-02-1929 - Foto de Teophilo Mourranhy


O primeiro pouso de uma aeronave, em terra firme, em Canavieiras aconteceu, por acaso, em 18 de fevereiro de 1929. O avião, com problemas mecânicos, pousou, na vasta planície onde hoje se localiza o Aeroporto de Canavieiras, também chamado de Campo de Aviação.

Embora não tivesse havido nenhuma festa ou solenidade na ocasião do pouso, o acontecimento em si, provocou uma grande romaria da população para ver a grande máquina voadora que tinha chegado à cidade.

Para a posteridade, como prova do grande acontecimento, ficou a foto acima, de autoria de Teophilo Mourranhy, o grande fotógrafo de Canavieiras, que registrou com a sua câmara, todos os fatos importantes de sua época.

O avião, que protagonizou o primeiro pouso em Canavieiras, foi um Breguet 14-A2 de fabricação francesa, que foi produzido pela fabricante Breguet no período de 1916 até o ano de 1928, originalmente para equipar a Força Aérea Francesa durante a Primeira Gerra Mundial.

Este avião, cuja produção alcançou o total de 7.800 unidades, segundos alguns ou 8.000, segundo outros ou ainda 8.370 unidades segundo uma terceira versão, foi usado também pela  Força Aérea Brasileira, que chegou a possuir 30 unidades, e por Forças Aéreas de muitos outros países.

Esta foi a estória do primeiro pouso de avião, em terra firme, em Canavieiras, um acaso que, que devido a um problema mecânico, passou para a história e hoje podemos relatar e comprovar por meio de uma simples foto que, na década de 20 do século passado, em uma cidade do interior, poderia ser comparado a um  milagre.