sábado, 22 de fevereiro de 2014

O Primeiro Avião a Amerrissar nas Águas do Rio Pardo em Canavieiras




Esta Foi a Primeira Amerrissagem em
 Canavieiras
 - Foto de Teophilo Mourranhy


Foi nas águas calmas e mansas do Rio Pardo que, em 7 de junho de 1928, se realizou a Primeira Amerrissagem na cidade de Canavieiras, a Princesinha do Sul, foto este documentado por Teophilo Mourranhy, o mais importante fotógrafo documentarista do início e meados do século XX desta antiga e importante cidade.

Foi um fato memorável para a cidade, que mobilizou toda a sua população em torno do acontecimento. O Cais do Porto ficou repleto de curiosos que admiravam sem parar aquele maravilhoso e ainda pouco conhecido objeto flutuante.

Muitas embarcações navegavam em torno do aeroplano para que os curiosos matassem a sua curiosidade. Foi um dia de festa para a cidade sedenta de novidades, já que nela a vida passava e nada de novo acontecia.

No local da amerrissagem, anos mais tarde, quando da construção do Cais do Rio Pardo, foi feita uma escadaria para facilitar o embarque e desembarque dos passageiros das aeronaves. Esta escadaria fica bem próxima à Ponte do Lloyd e é um dos principais pontos turísticos da cidade, já que restam poucas construções deste tipo em cidades do Brasil.

Devemos o registro desta amerrissagem ao fotógrafo Teophilo Mourranhy, que eternizou. para a posteridade, todos os principais fatos e acontecimentos sociais que teve como palco a cidade de Canavieiras. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário