sábado, 1 de fevereiro de 2014

O Primeiro Pouso de Avião em Terra Firme em Canavieiras



t
Primeiro Pouso em Terra Firme em Canavieiras - 
18-02-1929 - Foto de Teophilo Mourranhy


O primeiro pouso de uma aeronave, em terra firme, em Canavieiras aconteceu, por acaso, em 18 de fevereiro de 1929. O avião, com problemas mecânicos, pousou, na vasta planície onde hoje se localiza o Aeroporto de Canavieiras, também chamado de Campo de Aviação.

Embora não tivesse havido nenhuma festa ou solenidade na ocasião do pouso, o acontecimento em si, provocou uma grande romaria da população para ver a grande máquina voadora que tinha chegado à cidade.

Para a posteridade, como prova do grande acontecimento, ficou a foto acima, de autoria de Teophilo Mourranhy, o grande fotógrafo de Canavieiras, que registrou com a sua câmara, todos os fatos importantes de sua época.

O avião, que protagonizou o primeiro pouso em Canavieiras, foi um Breguet 14-A2 de fabricação francesa, que foi produzido pela fabricante Breguet no período de 1916 até o ano de 1928, originalmente para equipar a Força Aérea Francesa durante a Primeira Gerra Mundial.

Este avião, cuja produção alcançou o total de 7.800 unidades, segundos alguns ou 8.000, segundo outros ou ainda 8.370 unidades segundo uma terceira versão, foi usado também pela  Força Aérea Brasileira, que chegou a possuir 30 unidades, e por Forças Aéreas de muitos outros países.

Esta foi a estória do primeiro pouso de avião, em terra firme, em Canavieiras, um acaso que, que devido a um problema mecânico, passou para a história e hoje podemos relatar e comprovar por meio de uma simples foto que, na década de 20 do século passado, em uma cidade do interior, poderia ser comparado a um  milagre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário