domingo, 9 de março de 2014

A Ponte Sobre o Rio Patipe em Canavieiras




Ponte Sobre o Rio Patipe - Canavieiras-BA
 - Foto Garimpada na Internet 


Até os primeiros anos da década de oitenta do século passado, a Ilha de Atalaia não era ligada, por ponte, à Ilha de Canavieiras e, por este motivo, a travessia era feita exclusivamente por via fluvial, já que era necessário o uso de uma embarcação. Geralmente esta embarcação era a canoa. pois, próximo ao Cais do Porto, diversos canoeiros ofereciam este percurso a um preço bastante baixo.

Projetada há muitos anos, a ponte sobre o Rio Patipe finalmente foi inaugurada no ano de 1983, com a presença de muitos políticos, cada um querendo e dizendo ser o responsável pela construção da ponte, fazendo um cenário em que a baixaria era a principal atração.


Ponte Sobre o Rio Patipe Sendo Construída - 
Canavieiras-BA Foto Garimpada na Internet


A Vila de Atalaia, que tinha um tamanho equivalente à sede do município no início do Século XIX, era, no momento da inauguração, um pequeno vilarejo em franca decadência. Hoje não passa de mais um bairro da cidade, já que a ela foi integrado pela construção da ponte.

A ponte, construída em concreto, liga a Ilha de Canavieiras à Ilha de Atalaia, dando à população da cidade  a possibilidade de chegar à praia apenas com uma simples caminhada, eliminando, assim, a longa espera para a travessia do Rio Patipe.


Ponte Sobre o Rio Patipe Vista do Rio Pardo
 - Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar



Nenhum comentário:

Postar um comentário