sábado, 31 de maio de 2014

O Prédio da Loja Maçônica União e Caridade em Canavieiras




Loja Maçônica União e Caridade - Canavieiras-BA
 - Século XX 


Este belo prédio, construído na primeira metade do século XX, na principal rua da cidade de Canavieiras, tem uma fachada ricamente ornamentada, com detalhes pouco comuns para a época em que foi construído.

O que mais chama a atenção em sua fachada são as suas quatro janelas frontais com arcos apuntados, uma forma fora dos padrões da arquitetura usada na região, mas que se harmoniza perfeitamente com a sobriedade do prédio. A quinta janela frontal, não foi construída em forma de arco apuntado, mas sim com ângulos de 90º em ambos os lados.

As janelas propriamente ditas são confeccionadas em madeira e se abrem em duas metades. Os vidros, em sua parte superior são coloridos, formando, em cada janela, quatro triângulos retângulos, com os ângulos de 90º graus voltados para o centro e para baixo, formando um belo padrão geométrico. As bandeiras (parte superior envidraçada) das janelas arcadas também são ricamente ornamentadas, contendo, cada uma, um triângulo em seu centro, com uma das vértices voltadas para cima. A janela frontal sem arco tem a bandeira com outro padrão geométrico de ornamentação.

No lado esquerdo da construção há um recuo, onde um muro, com trabalhada decoração típica da época, separa o pequeno jardim da rua. Nesta parte recuada da construção há uma porta com um arco de médio punto e janelas com ângulos retos, diferentes das outras que dão diretamente para a rua.

Fundada em 27 de dezembro de 1890, a Loja Maçônida União e Caridade, faz parte da história deste prédio, uma das jóias da arquitetura dos tempos áureos do cacau da cidade de Canavieiras, a Princesinha do Sul.  

segunda-feira, 26 de maio de 2014

A Origem do Nome da Rua Pão de Açúcar em Canavieiras





Rua Pão de Açúcar - Canavieiras-BA - Foto de 
Regis Silbar


Até o final da década de sessenta ou, talvez, até o início da década de setenta do século passado, existia, em Canavieiras uma grande e gigantesca duna de areia alva e com grãos tão finos que chegavam a impressionar. Esta duna se elevava às alturas próxima à margem do Rio Patipe, no bairro da Birindiba. 

A duna era famosa em toda a cidade e era conhecida pelo sugestivo nome de Pão de Açúcar, pois os grãos de areia eram tão finos e brancos que, de longe,  pareciam um enorme montanha de açúcar. O pão foi colocado no nome devido à forma semi-esférica do monte. 

 Assim, podemos dizer, com certeza, que o nome Pão de Açúcar, dado à rua, em Canavieiras, não é uma homenagem à famosa pedra que emoldura a entrada da Baia de Guanabara, no Rio de Janeiro, mas sim uma homenagem à memória da extinta duna de areia que existia no local. 

Hoje esta imensa duna de areia não existe mais. Ela, provavelmente foi usada como material de construção e outras atividades afins. Mas uma coisa podemos afirmar com certeza: ela não foi levada pelo vento, pois o vento não destrói duna, o vento a muda de lugar.