segunda-feira, 26 de maio de 2014

A Origem do Nome da Rua Pão de Açúcar em Canavieiras





Rua Pão de Açúcar - Canavieiras-BA - Foto de 
Regis Silbar


Até o final da década de sessenta ou, talvez, até o início da década de setenta do século passado, existia, em Canavieiras uma grande e gigantesca duna de areia alva e com grãos tão finos que chegavam a impressionar. Esta duna se elevava às alturas próxima à margem do Rio Patipe, no bairro da Birindiba. 

A duna era famosa em toda a cidade e era conhecida pelo sugestivo nome de Pão de Açúcar, pois os grãos de areia eram tão finos e brancos que, de longe,  pareciam um enorme montanha de açúcar. O pão foi colocado no nome devido à forma semi-esférica do monte. 

 Assim, podemos dizer, com certeza, que o nome Pão de Açúcar, dado à rua, em Canavieiras, não é uma homenagem à famosa pedra que emoldura a entrada da Baia de Guanabara, no Rio de Janeiro, mas sim uma homenagem à memória da extinta duna de areia que existia no local. 

Hoje esta imensa duna de areia não existe mais. Ela, provavelmente foi usada como material de construção e outras atividades afins. Mas uma coisa podemos afirmar com certeza: ela não foi levada pelo vento, pois o vento não destrói duna, o vento a muda de lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário