sábado, 31 de maio de 2014

O Prédio da Loja Maçônica União e Caridade em Canavieiras




Loja Maçônica União e Caridade - Canavieiras-BA
 - Século XX 


Este belo prédio, construído na primeira metade do século XX, na principal rua da cidade de Canavieiras, tem uma fachada ricamente ornamentada, com detalhes pouco comuns para a época em que foi construído.

O que mais chama a atenção em sua fachada são as suas quatro janelas frontais com arcos apuntados, uma forma fora dos padrões da arquitetura usada na região, mas que se harmoniza perfeitamente com a sobriedade do prédio. A quinta janela frontal, não foi construída em forma de arco apuntado, mas sim com ângulos de 90º em ambos os lados.

As janelas propriamente ditas são confeccionadas em madeira e se abrem em duas metades. Os vidros, em sua parte superior são coloridos, formando, em cada janela, quatro triângulos retângulos, com os ângulos de 90º graus voltados para o centro e para baixo, formando um belo padrão geométrico. As bandeiras (parte superior envidraçada) das janelas arcadas também são ricamente ornamentadas, contendo, cada uma, um triângulo em seu centro, com uma das vértices voltadas para cima. A janela frontal sem arco tem a bandeira com outro padrão geométrico de ornamentação.

No lado esquerdo da construção há um recuo, onde um muro, com trabalhada decoração típica da época, separa o pequeno jardim da rua. Nesta parte recuada da construção há uma porta com um arco de médio punto e janelas com ângulos retos, diferentes das outras que dão diretamente para a rua.

Fundada em 27 de dezembro de 1890, a Loja Maçônida União e Caridade, faz parte da história deste prédio, uma das jóias da arquitetura dos tempos áureos do cacau da cidade de Canavieiras, a Princesinha do Sul.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário