quarta-feira, 8 de abril de 2015

Túmulos do Cemitério Municipal de Canavieiras





Túmulo do Cemitério Municipal de 
Canavieiras - Foto de Regis Silbar


Na parte antiga do Cemitério Municipal de Canavieiras existe alguns túmulos que não chegam a se destacar pela sua beleza ou arquitetura, mas com certeza se destacam por sua simplicidade e contam uma parte da história dos habitantes do lugar.

Em alguns podemos ver algumas esculturas de anjos, santos e crucifixos, que adornam as suas partes superiores, dando um toque religioso ao lugar que , com certeza, alivia a dor dos que ali estão para se lembrar de seus mortos. 


Túmulo do Cemitério Municipal de 
Canavieiras - Foto de Regis Silbar


Neste cemitério não existem sepulturas muito antigas, do tempo em que a cidade começou, pois este é o terceiro cemitério da cidade. Os anteriores foram desativados porque, devido ao crescimento do perímetro urbano, eles se tornaram incovenientes por ficarem envolvidos pelas residências da cidade.

O atual cemitério, que até a década de sessenta do século passado ficava longe do perímetro urbano, hoje em dia, se encontra dentro dele, contudo a cidade aprendeu conviver harmoniosamente com esta situação.     


Túmulo do Cemitério Municipal de 
Canavieiras - Foto de Regis Silbar


A maioria dos túmulos do Cemitério Municipal de Canavieiras são simples, sendo alguns marcados apenas por uma pequena cruz, outros o são por pequenas construções de menos de um metro de altura, porém as mais suntuosas, se assim podemos classificar, ficam na entrada do cemitério, que é a parte mais antiga.

Recentemente o Cemitério Municipal de Canavieiras foi ampliado, pois na parte antiga já estava faltando espaço e isto estava se tornando um motivo de preocupação para os moradores do lugar. Ainda bem que houve um Odorico Paraguaçu e inaugurou a ampliação do cemitério.
      

Túmulo do Cemitério Municipal de
 Canavieiras - Foto de Regis Silbar




Nenhum comentário:

Postar um comentário