segunda-feira, 6 de abril de 2015

Igreja de São Boaventura - Embargo de Construção Ilegal





Igreja de São Boaventura, em Canavieiras, 
com a Construção ao Lado Dela Embargada
 pela  Cúria  da  Igreja Católica  desde 2010 - 
Foto de Regis Silbar


Em 14 de outubro de 2010, este blog denunciou, em seu primeiro artigo, a feia construção que estava sendo erguida ao lado da bela Igreja de São Boaventura, em Canavieiras, a Princesinha do Sul, uma das mais belas e conservadas cidades da época de ouro dos coronéis do cacau.

Por não ter este blog nenhum poder para paralizar a obra que escondia a fachada lateral da Igreja de São Boaventura, sugeriu, na ocasião, que o Município de Canavieiras tomasse a iniciativa e tombasse a bela construção, evitando assim, que a tal casinha ao lado da igreja fosse concluída e se tornasse um problema de difícil solução.

Mas o Município de Canavieiras, quer através de seu Executivo ou quer através de seu Legislativo, como sempre, nada fez para que a bela paisagem da igreja fosse salva para que todos a admirassem de todos os seus mais variados ângulos.

Contudo, ao ler a denúncia publicada neste blog, a Cúria da Igreja Católica assumiu o que deveria ter sido feito pelo Município de Canavieiras e embargou, provisoriamente, a obra que ainda esconde e enfeia a paisagem em torno da Igreja de São Boaventura.

O embargo feito pela Cúria da Igreja Católica, contudo, pelo que ficamos sabendo, ainda não é de forma definitiva, pois ainda estão estudando qual será a melhor solução para resolver o problema em definitivo, inclusive com a opção de demolição, que ao nosso ver é a melhor solução a ser tomada.

Todos nos devemos e podemos tomar uma iniciativa e protestar contra as coisas que não concordamos ou quando vemos que os interesses de alguma cidade está sendo posta em risco por alguém que pensa e age de maneira diferente, quer consciente ou inconscientemente. Desta vez valeu a pena.

Quando você for a Canavieiras não deixe de visitar a Igreja de São Boaventura, a bela igreja de estilo neogótico com cúpula frontal, que a torna arquitetonicamente uma jóia rara entre todas as igrejas da Bahia. 





      

Nenhum comentário:

Postar um comentário