segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Identificação de Três Antigos Aviões no Hangar do Aeroclube do Aeroporto de Canvieiras

Três Pequenos Aviões em Frente ao Aeroclube 
de Canavieiras


O Aeroclube de Canavieiras foi autorizado a funcionar através de despacha do Ministro Armando Trompowsky, publicado no Diário Oficial da União - DOU - datado de 18 de fevereiro de 1949, portanto no final da primeira metade do século XX.

Era tão grande o número de aeronaves registradas na cidade que o hangar do aeroclube era um dos maiores do estado da Bahia, cabendo nele um grande número de pequenos aviões. Canavieiras era, nesta época, um grande centro regional e, por este motivo, para o seu aeroporto convergia um grande número de aviões.

Ao observarmos a foto acima, achamos interessante o grande número de aeronaves estacionadas em uma cidade tão pequena como Canavieiras, mas, naquela ocasião, a cidade ainda era uma das mais ricas do Estado da Bahia e os aviões eram um sinal de ostentação dos fazendeiros e coronéis do lugar.

Na foto, podemos ver três pequenos aviões, que eram, na época, chamados popularmente de teco-teco, estacionados em frente ao Aeroclube, que funcionava dentro da área do Aeroporto de Canavieiras.

Estes aviões estacionados foram assim identificados:

O do lado esquerdo é o avião Piper PA-12, prefixo PP-DHZ, msn 12-2989, modelo fabricado pela empresa americana Piper Aircraft a partir de 22 de fevereiro de 1946.

O avião do centro é também um Piper PA-12, prefixo PP-DCR, msn 12-1204, modelo fabricado pela empresa americana Piper Aircraft a partir de 22 de fevereiro de 1946.

O avião da direita é um Neiva CAP-4 Paulistinha, prefixo PP-DOS, msn 663, modelo fabricado pela empresa brasileira Sociedade Aeronáutica Neiva, fabricado a partir de 1941 pela sua antecessora Companhia Aeronáutica Paulista.

Foi ótimo revivermos o passado!   



Nenhum comentário:

Postar um comentário