Estação dos Hidroaviões da Panair do Brasil no Rio Pardo no Porto de Canavieiras-BA - Foto de Autor Desconhecido |
Canavieiras, a Princesinha do Sul, na Costa o Cacau, no sul do Estado da Bahia, já teve, no passado, em seus dias de riqueza e glória, uma grande infraestrutura de transportes. Esta estrutura se consistia basicamente nos setores aéreo e fluvial/marítimo, pois no setor terrestre, a cidade não tinha ligação com lugar nenhum, pois não haviam estradas no sul da Bahia.
Entre as companhias aéreas que ligavam Canavieiras ao resto do país, se destacava principalmente a Panair do Brasil que, nos primeiros tempos da aviação comercial, usava hidroaviões por não haver aeroportos nos centros de menor expressão populacional.
A Panair do Brasil, para operacionalizar as suas atividades na cidade, possuía uma estação no Porto Grande, às margens do Rio Pardo, no atual Sítio Histórico da cidade, quase em frente à Rua do Brejo, mais precisamente em frente em prédio do lado oposto à Casa das Sete Portas, que fica na esquina da Rua do Brejo (General Pederneiras).
Esta estação era uma pequena construção em madeira em duas águas, com uma porta central ladeada por duas janelas que iam até a altura da porta. Não tinha janelas laterais e era toda pintada de branco. No alto da porta estava instalado o símbolo da Panair do Brasil.
Depois, com a construção do aeroporto, então chamado Campo de Aviação, as companhia aéreas, inclusive a Panair do Brasil, foram deixando, aos poucos, de operar com hidroaviões, até que, finalmente, todas deixaram de operar.
Desta época, resta apenas, a Escadaria do Hidroporto, no Rio Pardo, perto da Ponte do Lloyd, que hoje não tem mais utilidade nenhuma, a não ser como ponto turístico e como um bem que pode fazer parte da memória da cidade, se não for demolida por nenhum prefeito, agora ou futuro.
Atracadouro de Hidroavões da Panair do Brasil Localizado Quase em Frente à Rua do Brejo - Estação ao Fundo - Cais do Porto de Canavieiras - Foto de Autor Desconhecido |
Nenhum comentário:
Postar um comentário