terça-feira, 29 de março de 2016

O Navio Canavieiras no Porto Grande - Rio Pardo - Canavieiras-BA

Navio Canavieiras no Rio Pardo, Vendo-se ao Fundo 
a  Prefeitura  Municipal  e  a  Torre  da Igreja de São 
Boaventura   -   Canavieiras-BA   -  Foto de Teophilo 
Mourranhy


Canavieiras, já foi, até meados da segunda metade do século XX, uma das principais cidades portuárias do Brasil. Seu porto era movimentado e os navios atracavam com frequência para levar para o resto do país e para o exterior o seu principal produto: o cacau.

Entre os navios que atracavam no seu movimentado porto, localizado nas águas correntes do Rio Pardo, estava o navio Canavieiras que foi fabricado na Alemanha e era usado para o transporte de cargas e passageiros.

A quase totalidade dos navios que atracavam no porto de Canavieiras, incluindo o próprio navio Canavieiras, eram usados para navegação de cabotagem, isto é, eram empregados para o transporte de mercadorias somente entre os portos nacionais.

Apenas por curiosidade, vale ressaltar que o navio Canavieiras também já serviu de motivo para o livro Mar Morto do grande escritor Jorge Amado, no qual ele é salvo de um naufrágio por Guimas com o seu Valente, personagens do livro.

Finalmente, o navio Canavieiras deixei de navegar em 1962, depois de muitos e muitos anos servindo as cidades do litoral baiano e em 1965 ele foi definitivamente baixado. deixando muitas saudades para quem o conheceu em plena forma, isto é, navegando no Rio Pardo.        


Navio Canavieiras e o Jequitinhonha Atracados no 
Porto Grande - Rio Pardo - Canavieiras-BA - Foto
 de Autoria Desconhecida

3 comentários:

  1. Já fui comentar na postagem sobre a escada do Aeroporto e volto a falar aqui. Tem havido uma falha de tempo nestas informações sobre o Aeroporto e agora, aqui nesta postagem, sobre o Porto.

    No final dos anos 60, já não era mais possível o atracamento de navios de médio para grande porte no Porto da cidade, devido ao fechamento da Barra (aquela ligação do Rio com o oceano).

    Assim, atracamento do Canavieiras no Porto ter como referência a segunda metade do século XX é uma informação que carece de mais pesquisa. A segunda metade do século XX compreende os anos 70, portanto, época em que somente tínhamos barcos no Porto para escoar o Cacau (no início dos anos 80, este processo chegou a praticamente definhar ante a concorrência com o cacau de Ilhéus e Itabuna e as pragas).

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  2. Já fui comentar na postagem sobre a escada do Aeroporto e volto a falar aqui. Tem havido uma falha de tempo nestas informações sobre o Aeroporto e agora, aqui nesta postagem, sobre o Porto.

    No final dos anos 60, já não era mais possível o atracamento de navios de médio para grande porte no Porto da cidade, devido ao fechamento da Barra (aquela ligação do Rio com o oceano).

    Assim, atracamento do Canavieiras no Porto ter como referência a segunda metade do século XX é uma informação que carece de mais pesquisa. A segunda metade do século XX compreende os anos 70, portanto, época em que somente tínhamos barcos no Porto para escoar o Cacau (no início dos anos 80, este processo chegou a praticamente definhar ante a concorrência com o cacau de Ilhéus e Itabuna e as pragas).

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    1. No artigo tivemos o cuidado de mencionar "até meados da segunda metade do século XX" e meados significa alguns anos para frente e/ou alguns anos para trás do ponto médio (metade). Por isto, e por não dispormos da data exata do último navio a ancorar no Porto Grande, mencionamos um intervalo de tempo e, agradeceríamos se, a título de colaboração, nos desse esta informação, que acrescentaríamos, com certeza, no artigo.

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