quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Professora Florinda Ribeiro Barbosa - A Grande Educadora de Canavieiras

Professora Florinda Ribeiro Barbosa
 com a Indumentária de Formatura em
em 1938


A professora Florinda Ribeiro Barbosa, mais conhecida, em Canavieiras, como Professora Filuzinha ou simplesmente Filu, como era chamada pelos mais íntimos, foi uma professora, formada em Ilhéus, que amava a sua profissão e a sua cidade natal.

Em 1960 ela participou de um concurso público para a função de professora em Brasília que, na época, ainda não era a capital do Brasil. Ela passou em um dos primeiros lugares (página 15 do 1º caderno do Correio da Manhã de 14-02-1960) para exercer a função, mas ela desistiu da posse por amor à sua Canavieiras, embora o salário fosse muito maior e, além de tudo, ainda lhe seria cedido um apartamento funcional mobiliado de forma gratuita, para que ela pudesse se transferir para a futura capital.

Em Canavieiras, ela exercia a função de professora primária municipal e, além deste encargo, ela possuía uma das melhores e mais gabaritadas escolas da cidade: o Educandário São Boaventura, que funcionava na Rua do Brejo, em um lugar com um imenso terreno que dava os fundos para a Rua da Jaqueira e na frente funcionava um cartório, onde trabalhava o Sr. Joel das Neves.

A escola, além de receber os filhos dos mais ricos e abastados fazendeiros e comerciantes de Canavieiras, distribuía bolsas de estudos para os estudantes carentes que fossem aplicados e demonstrassem força de vontade nos estudos. Isto tudo numa época em que as escolas não recebiam benefícios do governo para a distribuição destes benefícios. Tudo era por sua própria conta.

Mas a sua vontade de ajudar o próximo não se restringia apenas à escola da qual ela dirigia e dava aulas. Ela fundou o FAC - Fraterno Auxílio Cristão - de Canavieiras, entidade voltada a ajudar os mais necessitados e aos desamparados, da qual foi a primeira dirigente.

Ela nasceu em Canavieiras em 8 de março de 1918 e veio a falecer em Salvador, mas todo o seu trabalho e atitudes a favor do próximo foram feitos em sua cidade natal.



Um comentário:

  1. Caro Regis,

    Que registro precioso! Essa mulher e os benefícios dados por ela à "Terra Mater do Cacau" deveriam ser mais conhecidos e mencionados aí! Grato pela informação!

    ResponderExcluir