terça-feira, 4 de abril de 2017

O Início da Rua do Mangue em Canavieiras em 1914 e em 2017

Início da Rua do Mangue, Atual Rua Rui Barbosa,
  em Canavieiras em 1914 


As ruas, através do tempo, se modificam e se transformam, ficando diferentes do que eram antes, às vezes para melhor, às vezes para pior, mas às vezes se modificam tanto que ficam irreconhecíveis e mesmo se compararmos as fotografias do antes e depois é difícil de reconhecê-las.

É o caso da Rua do Mangue, atual Rua Rui Barbosa que, no passado, era uma rua bela, com casarões solenes e majestosos, com arquitetura digna de abrilhantar a paisagem qualquer cidade.

Hoje, o início da Rua do Brejo é um lixo arquitetônico, com construções que desprezam o bom gosto e mergulha na escuridão a bela paisagem que era tão admirada no passado.

Como pode ter havido uma deterioração arquitetônica tão grande em um dos locais mais aprazíveis da cidade? A resposta é simples: os novos moradores são pessoas que não tiveram meios de contratar arquitetos para terem uma bonita moradia no mesmo nível que a cem anos atrás, quando a cidade era regada com o dinheiro fácil do cacau e dos diamantes do Rio Salobro.

No entanto, não se justifica que os prédios atualmente construídos sejam de tão baixo padrão arquitetônico, quase do mesmo nível que o de um construído em uma comunidade carente do Rio de Janeiro ou São Paulo.   


Início da Rua do Mangue, Atual Rua Rui Barbosa,
 em Canavieiras em 1917


Nenhum comentário:

Postar um comentário