Início da Rua do Mangue, Atual Rua Rui Barbosa, em Canavieiras em 1914 |
As ruas, através do tempo, se modificam e se transformam, ficando diferentes do que eram antes, às vezes para melhor, às vezes para pior, mas às vezes se modificam tanto que ficam irreconhecíveis e mesmo se compararmos as fotografias do antes e depois é difícil de reconhecê-las.
É o caso da Rua do Mangue, atual Rua Rui Barbosa que, no passado, era uma rua bela, com casarões solenes e majestosos, com arquitetura digna de abrilhantar a paisagem qualquer cidade.
Hoje, o início da Rua do Brejo é um lixo arquitetônico, com construções que desprezam o bom gosto e mergulha na escuridão a bela paisagem que era tão admirada no passado.
Como pode ter havido uma deterioração arquitetônica tão grande em um dos locais mais aprazíveis da cidade? A resposta é simples: os novos moradores são pessoas que não tiveram meios de contratar arquitetos para terem uma bonita moradia no mesmo nível que a cem anos atrás, quando a cidade era regada com o dinheiro fácil do cacau e dos diamantes do Rio Salobro.
No entanto, não se justifica que os prédios atualmente construídos sejam de tão baixo padrão arquitetônico, quase do mesmo nível que o de um construído em uma comunidade carente do Rio de Janeiro ou São Paulo.
Início da Rua do Mangue, Atual Rua Rui Barbosa, em Canavieiras em 1917 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário