terça-feira, 28 de março de 2017

A Antiga Ponte Sobre o Rio Cipó em Canavieiras

Ponte de São Boaventura Sobre o Rio Cipó em
Canavieiras - Foto de Arquivo Pesso
al


A cidade de Canavieiras, onde foi plantado o primeiro pé de cacau da Bahia, está localizada em uma ilha fluvial, a Ilha de Canavieiras, envolta pelos rios Pardo, Cipó e Patipe, todos de águas não poluídas, deixando a cidade sem comunicação terrestre contínua com o continente, a não ser que seja através de uma ponte, e essa ponte foi construída sobre o Rio Cipó, permitindo, assim, que a cidade se comunicasse com o continente sem o uso de embarcações.

Primeiramente esta ponte foi construída de madeira, recebendo o nome de Ponte São Boaventura, servindo durante muitos anos como meio de comunicação da Ilha de Canavieiras com o continente. Essa ponte era muito resistente, permitindo a passagem, de uma só vez, de diversos veículos pesados como caminhões.

Ela foi inaugurada como parte das festividades do 62º aniversário da emancipação da cidade e media noventa e sete metros de comprimento e quatro metros de largura e foi totalmente construída em madeira de lei.

Depois de muitos anos de uso essa ponte foi substituída por outra construída em concreto que vem resistindo até hoje, servindo, inclusive, como parte da estrada BA-001, que liga a cidade de Canavieiras à cidade de Ilhéus.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário