domingo, 9 de julho de 2017

Primeira Igreja Batista de Canavieiras



Primeira Igreja Batista de Canavieiras - Rua do
Brejo - Foto de Regis Silba


A Primeira Igreja Batista de Canavieiras foi fundada em 18 de novembro de 1955, sendo atualmente uma das principais igrejas da cidade, tanto pelo número de fiéis como também pelos trabalhos sociais que realiza.

Ela está localizada em uma esquina da Rua General Pederneiras, antiga Rua do Brejo, justamente no final do quadrilátero que demilita o Centro Histórico da cidade.

Esta igreja veio para o Brasil a partir de imigrantes americanos que deixaram os Estados Unidos logo após o término da Guerra de Secessão e se estabeleceram no Estado de São Paulo e onde fundaram uma Igreja Batista para Estrangeiros em Santa Bárbara do Oeste.

No entanto a Primeira Igreja Batista do Brasil foi fundada em Salvador, capital da Bahia, em 1882. Esta igreja, diferentemente da fundada em Santa Bárbara do Oeste, que era direcionada a estrangeiros, isto é americanos, era direcionada a brasileiros e, por este motivo, foi considerada a primeira do Brasil.

O lema da Primeira Igreja Batista de Canavieiras é a seguinte: "Nossa missão é fazer discípulos de Jesus Cristo, e servi-lo fielmente, servindo ao próximo."    


Interior da Primeira Igreja Batista de Canavieiras -
 Rua do Brejo - Foto de Regis Silbar





















2 comentários:

  1. Em 1981 chegamos a Canavieiras. Meu pai ia trabalhar no Banco do Brasil e procurava uma Igreja Batista pra congregar. Quando ele chegou acabou em pouco tempo pregando e aceitou seu chamado para o ministério. Voltamos para o Rio de Janeiro para meu pai fazer seminário, mas o coração ficou em Canavieiras. Eu tinha 8 anos, hoje tenho 49. Minhas experiências como criança nesta igreja são maravilhosas. Trabalhei distribuindo folhetos na velha Kombi bege do meu pai e temos muitas histórias pra contar. Na época, meu pai vice moderador, trouxe o pastor Everaldo (acho que o nome era esse), homem de Deus, e cego porém enxergava com os olhos espirituais. Quando voltamos, a Kombi ficou e ajudou na construção da casa pastoral. Hoje meu pai, o pastor Dinelcir já está no céu, mas continuamos a obra do Senhor aqui. Um dia quero voltar aí e dar um abraço nos irmãos em Cristo. Um abraço, Anderson de Albuquerque Lima.

    ResponderExcluir
  2. Volte, Canavieiras n~çao é longe do Rio de Janeiro. Vou sempre de carro. Não Vou direto, durmo eu Guarapari. Que sua vontade seja feita.

    ResponderExcluir