terça-feira, 15 de agosto de 2017

Boto-Cinza, o Golfinho das Águas do Estuário do Rio Pardo, em Canavieiras

Sotalia Guianensis, o Boto-Cinza, Abundante nas
 Águas do Estuário do Rio Pardo em Canavieiras



Nas águas tranquilas do estuário do Rio Pardo, em Canavieiras, o Boto-Cinza, com o seu majestoso salto mortal, reina absoluto, dando aos olhos uma oportunidade única de apreciar uma espécie ameaçada de extinção.

O seu nome científico é Sotalia guianensis, o nome guianiensis foi atribuído à espécie por ter sido no território da Guiana Francesa que ela foi observada e descrita pela primeira vez.

Mas nas águas do Rio Pardo o boto-cinza é visto com muita frequência, principalmente no trecho entre o Porto Grande e a foz do rio. Um lugar privilegiado para a sua observação é a Ponte do Lloyd, que avança rio adentro, até um ponto ideal para uma melhor observação.

Embora o nome popular seja boto-cinza, o boto-cinza não é propriamente um boto, mas sim uma espécie de golfinho que povoa as costas das américas de Honduras até uma parte do sul do Brasil.

O boto-cinza é de fácil observação, pois o seu tamanho é, em média, de dois metros de comprimento. Assim, não é necessário chegar muito perto do animal para uma atenta observação.

Quando você for a Canavieiras, não deixe de contemplar o boto-cinza, o golfinho que povoa as água tranquilas do Rio Pardo, em Canavieiras. Você terá um bom assunto para comentar durante um bom tempo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário