terça-feira, 2 de julho de 2019

"O Medo do Bate-Bola" na Rua Treze de Maio em Canavieiras

"O Medo do Bate-Bola" - Rua Treze
 - Carnaval de 1953 - Canavieiras-BA


A foto acima foi tirada na Rua Treze de Maio, em Canavieiras, no Carnaval de 1953  e flagra um menino de três anos chorando com medo de um bate-bola que permanece impávido na porta de sua casa como se nada estivesse acontecendo.

O mais importante desta foto icônica é a captação de um momento especial que a torna uma das mais impressionantes fotos já realizada em Canavieiras. Nela nada foi programado, mas demonstra de maneira explícita o medo que um bate-bola provoca em uma criança.

Não conheço outra foto tirada em Canavieiras que demonstre de maneira tão peculiar, um sentimento que contenha tanta emoção, mesmo que seja em um passado tão distante.

   

2 comentários:

  1. Olá, Régis!
    Como história social da cidade, é interessante essa foto, mas também pitoresca.
    Se puder, diga o que era o "bate-bola" que tanto deixou a criança com medo. Era um agente de saúde, como os "mata-mosquitos" da antiga SUCAM?
    Grato!

    ResponderExcluir
  2. O Bate-Bola é aquele personagem que está parado em uma porta a esquerda da foto. Os Bate-Bolas saem no Carnaval e é uma espécie de fantasia em que o fantasiado usa uma máscara muito feio e segura uma bexiga (bola), que fica batendo no chão, para meter medo às crianças. Mas este Bate-Bola está apenas parado na porta, sem assustar ninguém. Mas assustou.

    ResponderExcluir