quinta-feira, 11 de julho de 2019

Como Impedir que Vândalos Danifiquem o Monumento ao Caranguejo - O Símbolo de Canavieiras

Escalamento do Pedestal do Monumento ao
Caranguejo em Canavieiras-BA



O Monumento ao Caranguejo é o símbolo de Canavieiras, a Princesinha da Costa do Cacau e capital do caranguejo e é também uma das atrações mais visitadas e fotografadas da cidade.

Mas o monumento está sempre danificado, sempre faltando uma das patas e, às vezes, com outros danos em sua estrutura que custam muito dinheiro para serem novamente postos em ordem e receber os olhares de admiração dos turistas que visitam a cidade,

Os danos são geralmente causados por turistas que ao subirem no monumento para registrar uma foto, danificam o símbolo da cidade e, depois, vão embora como se nada tivesse acontecido.

Esta atitude também pode ser considerada uma forma de vandalismo, pois todos sabem, antes de escalar o pedestal, que o monumento poderá ser danificado mas, mesmo assim, sobem sem o menor constrangimento.

O pedestal também sofre com este tipo de atitude de alguns turistas nocivos, pois as  pedras se soltam e se desgastam quando eles a escalam para chegar até o monumento e estão sempre sendo recolocadas do local onde se desprenderam devido ao peso dos vândalos.

Um modo de prevenir e amenizar estes atos nocivos para a cidade é plantar ao redor do pedestal do monumento uma espécie de planta clamada Coroa-de-Cristo, cujo nome  científico é Euphorbia Milli. Com esta planta em redor do monumento muito poucos se atreverão a escalar o monumento para fins fotográficos.

A Coroa-de-Cristo é uma espécie cheia de longos espinhos, com as pontas bem finas, mas com  muitas flores e ótima para impedir que pessoas ultrapassem cercas vivas cultivadas com esta planta.

Só assim o Monumento ao Caranguejo se livrará dos turistas indesejáveis que o danificam e Canavieiras, assim, se livrará dos custosos reparos no monumento.


Família Sentada  no  Pedestal  e  Encostada  no
Monumento ao Caranguejo em Canavieiras-BA

2 comentários:

  1. Vai ficar menos bonito, mas talvez seja preciso instalar grades (muito bem feitas e resistentes) que evitem o acesso direto ao monumento.

    Uma opção melhor seria fazer um outro monumento, muito maior que o atual, com base de concreto e outros materiais, que fosse interativo, com a possibilidade de as pessoas subirem etc. tirarem fotos com a cara entre os olhos do caranguejo etc.

    Que bom que as pessoas da cidade e, especialmente, os visitantes se interessam por isso...!

    ResponderExcluir