sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Vila de Jacarandá - Antigo Distrito de Canavieiras

Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Vila da Boa
 Vista do Jacarandá - Antigo Distrito de Canavieiras



A Vila da Boa Vista do Jacarandá, foi um antigo distrito do Município de Canavieiras, que existiu às margens do Rio Pardo durante boa parte do Século XX, vindo a se extinguir totalmente durante a década de sessenta, por completa e expontânia perda de sua população por motivos econômicos e estratégicos.

Ela foi, durante boa parte de sua existência, o mais importante distrito do município, tanto economica como politicamente, sendo também a localidade com maior população depois da sede do município.

Nesta vila, muito religiosa, tinha uma bela igreja que era o centro social da comunidade. Aos domingos, todos nela se reuniam, com as sua melhores roupas, para assistir as cerimônias religiosas que eram realizadas em seu interior.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Vila da Boa
 Vista do Jacarandá - Data Provável: 1919-1920 -
Antigo Distrito de Canavieiras - Autor Deconhecido
 - Colorizado por Regis Silbar 


Essa bela igreja localizada no alto de uma colina que dominava toda a comunidade é tombada pelo patrimônio histórico devido a importância que exerceu sobre uma vasta região onde o cacau era cultivado, secado e depois transportado por canoas para o porto de Canavieiras, onde era, finalmente, embarcado para os centros consumidores.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário ainda está em pé, no meio do nada, às margens do Rio Pardo, onde antes existia um grande povoado com um comércio que atendia outros povoados e a um grande número de fazendas de cacau da região do Rio Pardo.

É fácil visitar esta igreja. Muitos a visitam por estar em um local bucólico e com algumas lembranças do passado nos poucos vestígios que ainda sobrevivem. Consulte um guia turístico da região se for do seu interesse ir até lá.   


Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Vila da Boa
 Vista do Jacarandá - Antigo Distrito de Canavieiras











     

Nenhum comentário:

Postar um comentário