sexta-feira, 4 de junho de 2021

Hoje: Dia 05-06-2021 - 115º Aniversário da Igreja Presbiteriana de Canavieiras

 

Igreja Presbiteriana - Canavieiras-BA
- 09-01-2015 - Foto de Regis Silbar


Fundada em 5 de junho de 1906, a Igreja Presbiteriana de Canavieiras, situada na Rua Treze, no Centro Histórico da cidade, foi a quarta igreja da mesma congregação organizada no Estado da Bahia e a primeira em todo o sul baiano.

A sua igreja, uma das construções mais bonitas da cidade, foi construída aos poucos, sendo que a torre, foi a última parte da igreja a ser construída, tendo no seu topo apenas num marco, ao invés de uma cruz como a maioria das igrejas presbiterianas do Brasil preferem colocar.

Na década de cinquenta do século XX houve muitas disputas entre os fiéis da igreja católica e os fiéis da igreja presbiteriana, sempre com muita repercursão na sociedade, mas isso é coisa do passado e agora todos vivem em paz, cada um com a sua crença.

A Igreja Presbiteriana, a partir da construção de sua torre, foi sempre um ponto de referência na cidade. Quando chegamos de barco, vindos de Belmonte ou de outras regiões ao sul, a primeira construção que vemos, ainda bem distante, é a torre da igreja, avisando que já estamos perto de chegar à cidade.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário