quarta-feira, 2 de junho de 2021

O Mais Antigo Matadouro Municipal de Canavieiras





O mais antigo Matadouro Muicipal de Canavieiras
na  Ilha Antonio Pedro  com a  Ponte  do Coco em
em primeiro plano - Foto de autor desconhecido  - 
Restaurado por Regis Silbar


Canavieiras, no início do Século XX já teve um Matadouro Municipal que desempenhava as funções de abatedouro com condições de higiene compatíveis com a época, mas ele era muito mais do que útil, pois evitava que os aminais fossem abatidos em lugares insalubres e transmitissem doenças à população através de carnes contaminadas.
O abatadouro, por sinal, estava localizado em um prédio bem bonito, construído de acordo com o estilo neoclássico, com amplas janelas e uma grande porta frontal, com dimensões apropriadas a entrada de animais para abate.
Esse abatedouro estava localizado na Ilha Antonio Pedro e era ligada à Ilha de Canavieiras através da Ponte do Coco, uma pequena ponte de madeira que servia de ligação entre as duas ilhas.
Com o passar dos anos esse abatedouro foi desativado e suas funções foi passada para um novo abatedouro que tinha sido inaugurado na Rua do Mangue, na Ilha de Canavieiras, às margens do Rio Patipe.
Depois de algum tempo esse novo abatedouro também foi desativado e os animais voltaram a ser abatidos em lugares insalubres e vendidos nos açougues da cidade sem nenhuma certificação de origem.
Tem muitas pessoas na cidade de Canavieiras que evitam  consumir as carnes vendidas nos açougues da cidade, preferindo consumir os peixes vendidos nas peixarias ou dos pescadores quando voltam de suas atividades, tudo para evitar doenças parasitárias que recorretemente infestam quem as consomem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário