terça-feira, 9 de agosto de 2022

O Vôo Comercial Mais Curto que Já Existiu no Brasil - Canavieiras/Belmonte

 
Pista de pouso  de terra do Aeroporto de 
Canavieiras - Década de 1950 


Você sabia que os vôos comerciais mais curtos que já existiu no Brasil ficavam na Bahia entre o Aeroporto de Canavieiras e o Aeroporto de Belmonte, para ligar as duas cidades antes de existir o acesso por rodovias?

Mesmo sendo as duas cidades tão próximas, ainda era preciso, nas décadas de cinquenta e sessenta do Século XX, que a ligação entre as duas cidades fosse feita através de aeronaves, já que não existia outra forma de ligção constante entre as duas cidades, já que os navios aportavam nos portos de Canavieiras sem data fixa e, mesmo assim, nem todos os navios que atracavam em Canavieiras transitariam também por Belmonte.  

A distância entre o Aeroporto de Canavieiras e o Aeroporto de Belmonte é de apenas 23 quilômetros em linha reta, o que tornavam os vôos os mais curtos do Brasil.

Esses vôos entre as duas cidades por aviões comerciais de carreira não eram periódicos, eles eram constantes e faziam parte das rotas comerciais das companhia de navegação aérea que operavam no sul da Bahia, tais como Cruzeiro do Sul, Panair do Brasil e outras mais.

Quando esses vôos eram realizados o Aeroporto de Canavieiras era com pista de terra, hoje em dia, a pista é asfaltado mas nenhuma companhia de aviação nela opera. Talvez no futuro, alguma companhia se interesse novamente em voar para a cidade de Canavieiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário