terça-feira, 30 de agosto de 2022


Uma Supplica - Poesia de Bernardino de Lyro
 Barbosa - 1899 - O poeta de Canavieiras 



                                                      Uma Supplica
             
                     Quando o Sol - me trouxer propício - um dia
                     Em que eu possa respirar sem oppressão,
                     No íntimo do meu peito, - onde Deus mora
                     Hei de um Templo elevar à gratidão.

                     Não preciso de pedras, nem madeiras
                     Quaes outr'ora empregara Salomão,
                     O ouro, a prata, as pedras preciosas,
                     Tu, Senhor, me darás com tua mão.

                     As ephemeras grandezas não resistem
                     Os golpes da cruel destruição,
                     Mas aquellas, Senhor, que eu vos peço
                     São - eternas, - não sofrem corrupção.

                     Só vos peço, meu Deus, a vossa graça
                     Com a qual, Senhor, tudo farei,
                     Dae-me, pois, as joias que vos peço
                     Nada mais, Senhor, vos pedirei...
                    

Bernardino de Lyro Barbosa, foi um poeta do final do Século XIX e início do século XX, que viveu em Canavieiras a maior parte de sua vida, embora tenha nascido na cidade de Salvador.
Suas poesias foram publicadas em diversos jornais, revistas e periódicos, sendo um dos mais famosos poetas de Canavieiras e o mais aplaudido no período em que esteve escrevendo suas poesias.
O poema acima foi publicado na página 325, da edição número 28, no ano de 1899 no periódico semanal "Leituras Religiosas".  









Nenhum comentário:

Postar um comentário