quinta-feira, 26 de maio de 2011

Canavieiras e os Baiacus na Ponte do Lloyd

Baiacu Morrendo na Ponte do Lloyd
 em Canavieiras - Foto de Regis Silbar


Canavieiras é um lugar onde os peixes são fartos e quem têm a habilidade para a pesca não passa fome. Nos seus rios e no seu mar há uma grande variedade de peixes e, por isso, a pesca é uma grande atividade para os seus habitantes.

Grandes restaurantes do Rio de Janeiro e de São Paulo e também de Minas Gerais vêem se abastecer em Ilhéus com os peixes pescados em Canavieiras. No entanto, os peixes, em Canavieiras, são vendidos para a população local por um preço superior aos cobrados nos grandes centros. Ora, se o peixe é pescado em Canavieiras, a população local, deveria pagar um preço inferior, já que a renda média da população é uma das mais baixas do Brasil, segundo o IBGE.

Mas, o que mais causa espanto, não é o preço do peixe e do camarão, mas sim o hábito dos pescadores canavieirenses com  os baiacus pescados na Ponte do Lloyd. Estes peixes, ao invés de serem devolvidos ao rio, já que, para a população local, eles não são comestíveis, são deixados no cimento da própria ponte para morrerem lentamente, em uma morte horrível, sem nenhuma serventia, pois eles não são utilizados para a alimentação.

Este costume local já foi absorvido pela comunidade e pelos meios de comunicação (rádios e jornais), pois ninguém levanta a bandeira em defesa dos baiacus e do meio ambiente. Qualquer turista que for na Ponte do Lloyd se depara com essa cena degradante: dezenas de baiacus se debatendo e esperando a morte chcegar, pois os pescadores, ao invés de devolverem esta espécie ao rio, a deixa na ponte, esperando a morte com sofrimento.

Todos nós sabemos que esta espécie é venenosa, mas já que ela não tem utilidade para a população local, ela deveria ser simplesmente devolvida ao seu meio ambiente natural.

Em Canavieiras há uma RESEX, que engloga também o Rio Pardo, no entanto, este órgão é omisso quanto a este tipo de fiscalização, deixando que este fato aconteça bem no Centro Histórico da cidade.

A prefeitura também é responsável por tipo de morticínio, já que ela é omissa e nada faz para que cessa essa cena de vandalismo ambiental.

Pescar para comer é sagrado, para vandalizar o meio ambiente é condenável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário