quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Igreja de Santo Antonio do Atalaia de Canavieiras

Placa Indicativa da Igreja de Santo Antônio do Atalaia,
 na Ilha de Atalaia, em Canavieiras - Foto de Regis Silbar 


A Ilha de Atalaia, no município de Canavieiras, é uma bela ilha, banhada pelo Oceano Atlântico e pelos rios Patipe e Pardo. Nela, o manguezal, banhado pelos rios, é uma parte importante do seu meio ambiente, bem como a vegetação praiana, com suas espécies típicas de restinga. Esta ilha é ligada, por ponte, à Ilha de Canavieiras, onde fica a sede do município.


Igreja de Santo Antônio do Atalaia, na Ilha do 
Mesmo Nome, em Canavieiras - Foto de Regis Silbar


No sul desta ilha parasidíaca, há um lugar bucólico: o Povoado de Atalaia, e neste povoado, com poucas casas e muitos coqueirais, há uma bela igreja construída na década de 30 do século passado pelo Promotor Público Benício de Azevedo Machado, que a doou, como presente, à cidade de Canavieiras. No entanto, ela só foi solenemente inaugurada em 1952, na gestão do Padre Agostinho Stauder.


Igreja de Santo Antônio do Atalaia, na Ilha de 
Atalaia, em Canavieiras - Foto de Regis Silbar

Ele, católico praticante e devoto de Santo Antônio, idealizou, construiu e doou a igreja ao Povoado de Atalaia e à Cidade de Canavieiras, em homenagem ao santo de sua devoção, quando era deputado pela Assembléia Legislativa do Estado da Bahia.


Igreja de Santo Antônio do Atalaia, na Ilha de 
Atalaia, em Canavieiras - Foto de Regis Silbar


Nesta igreja há três preciosidades artísticas de grande valor histórico, cultural e religioso, que são duas imagens de Santo Antônio e uma de Nossa Senhora da Conceição, todas exemplares do mais legítimo barroco baiano.

Igreja de Santo Antônio do Atalaia, na Ilha de 
Atalaia, em Canavieiras - Foto de Regis Silbar


Uma das festividades mais peculiares da Ilha de Atalaia é a Festa do Mastro de São Sebastião, quando o mesmo é trazido, todo enfeitado, do Cais do Porto de Canavieiras e fincado, pelos participantes, em frente à Igreja de Santo Antônio.


Igreja de Santo Antônio do Atalaia, na Ilha de 
Atalaia, em Canavieiras - Foto de Regis Silbar


É uma festa popular e religiosa que congrega uma pequena multidão de devotos de Santo Antônio e de São Sebastião, dois dos santos mais populares da cidade, ao lado do grande padroeiro, São Boaventura, o protetor dos canavieirenses.


Sino da Igreja de Santo Antônio do Atalaia,
 em Canavieiras - Foto de Regis Silbar


Azulejos com a Imagem de Santo Antônio
 - Canavieras - Foto de Regis Silbar


Azulejos com a Imagem de Nossa Senhora da
 Conceição - Igreja de Santo Antônio do Atalaia
 - Canavieiras - Foto de Regis Silbar




6 comentários:

  1. Prezado,

    A Capela de Santo Antonio de Atalaia, da Paróquia São Boaventura de Canavieiras, foi construída realmente por Drº Benício Machado e inaugurada pelo Pe. Agostinho Stauder (1951-1958) em 1952.
    Não se sabe o início da contrução da referida capela, temos somente o ano de sua inauguração. Os azulejos citados acima, também não se tem uma datação definida, provavelmente é uma produção do séc. XX mesmo. Essa capela tem três uma riquezas artísticas, são as duas imagens de Santo Antônio e a de N. Sra. da Conceição, exemplares legítimos do barroco baiano.
    (Fonte: COMUNICANES, nº 7, p. 11, de julho/2001).

    ResponderExcluir
  2. Agradeço as suas informações e comunico que as mesmas foram úteis para o enriquecimento do conteúdo do blog sobre a Igreja de Santo Antônio do Atalaia.

    ResponderExcluir
  3. saudações, me chamo Anderson, atualmemte estou em sp. Mas durante 5 anos fui ministro e coordenador da capela de sto. Antonio.
    O que tenho que fazer aqui e só agradescer a tão rica postagem desse site. E pedir a nosso Deus que abênçoe os editores em forma de agradescimento pelo mesmo. Vou reunir alguns arquivos antigos e historicos da capela e enviarei se assim os quiser.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Agradecemos e ficamos satisfeitos em ter proporcionado boas recordações, já que uma das nossas premissas é manter viva as lembranças dos canavieirenses que estão distantes da cidade, mas a conserva bem perto do coração.
    Quanto ao seu oferecimento, ficaremos felizes em aceitar o material para uma futura postagem e aguardamos o envio através do email regissilbar@gmail.com

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Gistaria de saber o dia e horario de missas nessa igreja

    ResponderExcluir
  6. A Igreja de Santo Antônio, na Ilha de Atalaia, em Canavieiras, não tem calendário de missas, só missas esporádicas e raras em alagumas situações, principalmente festas religiosas, por se tratar de uma igreja em um pequeno povoado, porém a igreja está sempre aberta para visitas.

    ResponderExcluir