segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Monstrengo do Centro Histórico de Canavieiras

Vergonhosa Construção no Centro Histórico 
de Canavieiras - Foto de Regis Silbar


O Sítio Histórico, no Centro de Canavieiras, está sendo velozmente destruído, com construções que agridem o  harmonioso conjunto arquitetônico do final do século XIX e início do século XX. E tudo isso com o beneplácito das pseudas autoridades locais, que por ignorância, acham que é a chegada do progresso. Parecem até com o Odorico Paraguaçu, que queria inaugurar um novo cemitério para desenvolver a cidade. Aliás, Canavieiras também está reformando o seu cemitério. Talvez, não seja coincidência, seja predestinação.

Na Rua do Brejo, em uma esquina do Sítio Histórico, há uma pousada com quatro pavimentos (térreo, mais dois andares e cobertura) que ficou no lugar de uma centenária construção. Essa pousada, que recebe turistas para conhecer o Centro Histórico da cidade, mais parece uma construção estilo Complexo do Alemão ou da Favela da Rocinha, nada lembrando o harmonioso conjunto arquitetônico onde ela está localizada.

O imóvel ao lado da pousada, também foi reformado, com uma desfiguração total da antiga fachada, sendo construído até um puxadinho como primeiro andar.

Mas para que isto acontecesse teria que ter um culpado, e esse culpado existe: é a fraca administração da cidade que, por falta de conhecimento não sabe o que é realmente importante para a cidade.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário