Paisagem do Rio Pardo em Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar |
O Rio Pardo nasce na Serra Negra no Município de Rio Pardo de Minas no Estado de Minas Gerais, a cerca de 750 metros de altitude. Ele tem 565 Km da nascente até a sua foz, na Cidade de Canavieiras, no Estado da Bahia, onde deságua no Oceano Atlântico.
Do seu comprimento total, ele percorre 220 Km no Estado de Minas Gerais e 345 Km no Estado da Bahia, sendo, portando, um rio de comprimento razoável. O seu principal afluente é o Rio Mosquito, ainda no território de Minas Gerais, estado onde o rio inicia o seu percurso.
A sua Bacia Hidrográfica é de 32.334 Km², sendo que deste total, apenas uma pequena parte fica no território do Estado de Minas Gerais, e o restante, portanto, fica no estado da Bahia.
A Ponte do Lloyd e o Rio Pardo em Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar |
A CEMIG construiu, no Rio Pardo, a Barragem Hidrelétrica Machado Mineiro, que regulariza a vazão do rio e permite que a água represada sirva para a irrigação da agricultura que floresce em suas proximidades. A CEMIG também contribui para o povoamento do rio com espécies nativas, o que favorece a atividade dos pescadores em toda a sua extensão.
Em sua foz, na cidade de Canavieiras, o rio é largo, piscoso e com um porto que já foi um dos mais importantes do Estado da Bahia. Também é nessa região que o rio apresenta as suas mais belas paisagens, deixando os turistas extasiados com tanta beleza.
A Ponte do Lloyd, uma das Sete Maravilhas de Canavieiras, está localizada justamente no Rio Pardo, formando, os dois, a ponte e o rio, um conjunto que é um dos mais belos do Estado da Bahia.
Barcos no Porto de Canavieiras, no Rio Pardo, Tendo ao Fundo a Ponte do Lloyd - Foto de Regis Silbar |