quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Rio Pardo - O Rio de Canavieiras

Paisagem do Rio Pardo em Canavieiras-BA - 
Foto de Regis Silbar

O Rio Pardo nasce na Serra Negra no Município de Rio Pardo de Minas no Estado de Minas Gerais, a cerca de 750 metros de altitude. Ele tem 565 Km da nascente até a sua foz, na Cidade de Canavieiras, no Estado da Bahia, onde deságua no Oceano Atlântico.

Do seu comprimento total, ele percorre 220 Km no Estado de Minas Gerais e 345 Km no Estado da Bahia, sendo, portando, um rio de comprimento razoável. O seu principal afluente é o Rio Mosquito, ainda no território de Minas Gerais, estado onde o rio inicia o seu percurso. 

A sua Bacia Hidrográfica é de 32.334 Km², sendo que deste total, apenas uma pequena parte fica no território do Estado de Minas Gerais, e o restante, portanto, fica no estado da Bahia.

A  Ponte  do  Lloyd  e o  Rio Pardo em 
Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar

A CEMIG construiu, no Rio Pardo, a Barragem Hidrelétrica Machado Mineiro, que regulariza a vazão do rio e permite que a água represada sirva para a irrigação da agricultura que floresce em suas proximidades. A CEMIG também contribui para o povoamento do rio com espécies nativas, o que favorece a atividade dos pescadores em toda a sua extensão.

Em sua foz, na cidade de Canavieiras, o rio é largo, piscoso e com um porto que já foi um dos mais importantes do Estado da Bahia. Também é nessa região que o rio apresenta as suas mais belas paisagens, deixando os turistas extasiados com tanta beleza.

A Ponte do Lloyd, uma das Sete Maravilhas de Canavieiras, está localizada justamente no Rio Pardo, formando, os dois, a ponte e o rio, um conjunto que é um dos mais belos do Estado da Bahia.


Barcos no Porto de Canavieiras, no Rio Pardo, 
Tendo  ao  Fundo  a  Ponte do Lloyd  - Foto de 
Regis Silbar




2 comentários:

  1. Caro Regis,
    Muito obrigado por esse bem elaborado e bem escrito retrato do nosso Rio Pardo. De fato, um dos cursos d'água mais importantes do Brasil e, notadamente, da Bahia e Minas Gerais.
    Como disse Fernando Pessoa, o rio mais belo do mundo é aquele que passa na nossa aldeia.
    Abraço!
    Robson B. M. Garcez
    (São Paulo-SP).

    ResponderExcluir
  2. Realmente, esse rio é Bom demais tomo banhos todos os dias nele... a Bahia agradece por esse presente de minas gerais.... Agora pessoal vamos preservar ne.

    ResponderExcluir