Rua do Brejo, Atual General Pederneiras, Vista a Partir do Cais do Porto - Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar |
A Rua do Brejo, em Canavieiras, hoje conhecida como Rua General Pederneiras, era, até meados da segunda metade do século passado, um vasto areal, que impedia, até certo ponto, o trânsito de veículos sem o possível risco de atolamento. A areia era branca, fina e solta, bem diferente daquela encontrada na Praia da Costa. Também era, em alguns pontos, coberta por um vasto tapete verde. Não era grama, era capim mesmo. Mas era bonito e dava um certo ar bucólico que encantava os olhos e dava paz ao espírito.
No início da Rua, próximo ao Cais do Porto, havia um febril comércio, com vários estabelecimentos dedicados à compra e venda de cacau e piaçava. Tinha muita gente, pois o porto, logo em frente, era muito movimentado, com muitas canoas trazendo cacau das fazendas para ser comercializado. Era nesta região que se localizava o centro comercial da cidade.
Naquela época, este trecho da Rua do Brejo, ainda não era, para aos canavieirenses, um Centro Histórico, mas o Conjunto Arquitetônico já despontava como um dos mais preciosos do sul da Bahia.
Atualmente, mesmo como um importante Centro Histórico, os prefeitos não dão a mínima para a sua conservação, pois podemos ver diversas casas sendo reformadas sem o menor cuidado com as suas características originais. Tudo às barbas dos prefeitos de plantão, pois os prefeitos passam, mas o desrespeito com o Patrimônio Histórico da cidade continua.
Alunos do Educandário São Boaventura, com a Professora Filuzinha à Direita, desfilando, em Meados no Século Passado, pela Rua do Brejo, Coberta com um Manto de Capim - Foto de Arquivo Pessoal |
Nenhum comentário:
Postar um comentário