quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Cenas do Cotidiano - Fotos Antigas e Históricas de Canavieiras - Parte I

Três Senhoritas Conversam na Praça da Cesta, em
 Canavieiras,  na Primeira Metade do  Século XX  -  
Foto de Autor Desconhecido



Canavieiras, na primeira metade do século passado, era uma cidade onde a vida passava lentamente e onde as cenas do cotidiano eram as mais simples e verdadeiras possíveis. O seu povo vivia do seu modo, deixando o tempo passar e participando do dia a dia com os seus afazeres e comemorando as datas que carreadamente se seguiam. 



Prancha da Alegria - Caminhão com Senhoritas
 Desfilando  em Canavieiras na Primeira Metade
 do Século XX - Foto de Autor Desconhecido


Foi um passado onde as mocinhas se reuniam nas praças para colocar o papo em dia e esperar que um príncipe encantado aparecesse e as levassem ao altar. Tudo era muito diferente, eram outros costumes e outros valores, mas o poder do dinheiro era o mesmo dos dias atuais


Pequena Multidão em Trapiche sobre o Rio Pardo
 em Canavieiras - Primeira Metade do Século XX
 - Foto de Autor Desconhecido



Nesta época, a cidade florescia com o dinheiro fácil do cacau e dos diamantes do Rio Salobro, deixando ela cada dia mais bela e com a sua elite cada vez mais rica e refinada, procurando seguir, passo a passo, o que acontecia na capital, em matéria de moda e bem estar. Foi a grande fase dos coronéis do cacau, com suas filhas e mulheres vestindo os últimos figurinos de Paris para frequentar as festas que faziam parte do cotidiano da cidade.


Pessoas Observam Avião Amerrisado nas Águas 
do Rio Pardo em  Canavieiras  -  Primeira Metade
 do Século XX - Foto de Autor Desconhecido


Na primeira metade do Século XX, muitas coisas aconteciam simultaneamente na cidade de Canavieiras. Eram os primeiros aviões amerrisando nas águas do Rio Pardo e, logo depois, pousando ou aterrisando no aeroporto. Eram os primeiros navios do Lloyd atracando no Porto Grande para transposrtar passageiros entre as cidades ao longo do litoral e, obviamente, transportar a mercadoria mais valiosa que Canavieiras produzia: os grãos de cacau que, depois de manufaturados, se transformavam no saboroso chocolate.


Motorista  com  sua  Moto  no  Cais  do  Porto de
 Canavieiras -O  Prédio  com  as  Portas  Arcadas  
Ainda  Continua  em  Pé  -  Primeira  Metade do 
Século XX- Foto de Autor  Desconhecido



Fotos compiladas no "site"  http://www.canavieiras.ba.gov.br/






Nenhum comentário:

Postar um comentário