Antônio Salustiano Viana, o Primeiro Intendente de Canavieiras - Foto Garimpada na Internet |
Canavieiras quando se tornou município, em 13 de dezembro de 1832, face ao seu desmembramento de Ilhéus, passou a ser governado por uma câmera, como todos os demais municípios na época do Império, que por sinal, deveria ser a melhor forma de governo, pois desta forma a corrupção se tornava muito mais difícil.
Em 17 de fevereiro de 1890, portanto, mais de um ano após a Proclamação da República, foi que Canavieiras teve o seu primeiro prefeito, então denominado Intendente, por nomeação feita por José Gonçalves da Silva, Governador do Estado da Bahia.
O escolhido foi o médico Antônio Salustiano Viana, natural de Cachoeira, que exerceu o cargo por diversos períodos, sendo que o primeiro foi de 1890 até 1893, o segundo de 1893 até 1896, o terceiro de 1896 até 1900 e o último de 1904 até 1907.
Foi em sua gestão que foi construída a atual sede da Prefeitura Municipal de Canavieiras e o presídio público, atual Biblioteca Municipal. Assim, sob sua administração foram construídos três das Sete Maravilhas de Canavieiras, já que o casario Histórico do Porto também foi construído nesta época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário