sexta-feira, 1 de março de 2013

As Antigas Paradas Escolares em Canavieiras





Quarteto da Banda do Educandário São 
Boaventura - Canavieiras-BA - Foto de 
Arquivo Pessoal

Canavieiras, cidade turística e balneária do sul do Estado da Bahia, também já teve os seus dias de glória quando nos referimos às paradas escolares, quando estudantes impecavelmente uniformizados desfilavam, ao som das bandas marciais, pelas ruas da cidade.

Estes desfiles eram motivos de orgulho, tanto para os estudantes, como também para as escolas as quais eles representavam. Não que existisse uma concorrência, concurso ou premiação entre elas, mas todos queriam se apresentar da melhor forma possível.

Alunos do Educandário São Boaventura em
 Parada Estudantil Pela Rua do Brejo em
 Canavieiras - Foto de Arquivo Pessoal


Cada escola tinha a sua banda marcial, com muitos instrumentos, nos quais os alunos aprendiam a tocar e, para isto treinavam, pois nas apresentações, mesmo com o sol a pino e com os músicos cansados, não deveriam haver erros para não prejudicar o desfile.

Os desfiles escolares, em meados do século XX era um acontecimento na cidade, com muitas pessoas olhando o desfile pelas ruas e muitas, apenas, pela janela. Depois do desfile, haviam muitos comentários e todos diziam se tinham gostado ou não.          

Alunos  de  Escola  Não  Identificada   em 
Canavieiras em Parada Estudantil - Foto de 
Arquivo Pessoal


Os desfiles estudantis eram sempre para comemorar alguma data importante, tais como 7 de setembro, dia da independência; 15 de novembro, dia da proclamação da república e 19 de novembro, dia da bandeira. Mas também haviam paradas em outras datas e também em feriados religiosos ou para receber políticos no aeroporto, o que não deixava de ser um ato de puxa-saquisco, no qual as crianças eram usadas, pelos puxa-sacos, como ornamento para a recepção dos políticos.

Foi uma época interessante, onde bandas, bandeiras, estandartes e uniformes impecavelmente limpos eram usados para abrilhantar os desfiles que envolviam preparativos e ensaios que, às vezes, não chegavam ao conhecimento dos espectadores. Foi uma época de ouro. 


Alunos em Formação de Parada Estudantil em 
Canavieiras-BA - Foto de Arquivo Pessoal




Nenhum comentário:

Postar um comentário