quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Campo de Aviação - O Aeroporto de Canavieiras




O Campo de Aviação - Em Algum Momento 
da  Prirmeira  Metade  do  Século  XX - Veja 
Avião de Carreira na Esquerda do Ponto Central
 - 
Foto de Arquivo do IBGE


Canavieiras já teve, durante um grande período do século XX, um dos aeroportos mais movimentados do Estado da Bahia e que era chamado, carinhosamente, pelos canavieirenses, de Campo de Aviação.

Antigamente, quando começava o aeroporto acabava a cidade, mas hoje não é bem assim, pois o aeroporto está praticamente dentro do centro urbano mas, infelizmente, o aeroporto não tem mais serventia nenhuma, pois nenhuma companhia de aviação o usa em suas rotas comerciais.

Em seus tempos áureos, quando a cidade ainda não tinha ligação terrestre com o resto do país, as grandes companhias aéreas de então, tais como: Cruzeiro do Sul, Panair do Brasil, Varig e Real, usavam o Aeroporto de Canavieiras em suas escalas comerciais.

As suas instalações eram muito simples, se resumindo a três principais construções, sendo uma para os passageiros aguardarem a hora do embarque nas aeronaves e era provida de alguns bancos de madeira, outra construção era um pequeno bar que vendia refrigerantes e guloseimas para passageiros e pessoas que aguardavam o embarque ou desembarque de parentes ou amigos e a outra construção era, aparentemente, da administração do aeroporto e também para uso das companhias aéreas.

Naqueles anos de ouro de Canavieiras, os aviões que decolavam do aeroporto, ligavam a cidade com os grandes centros do país, inclusive Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Eram viagens cansativas e demoradas, com os aviões fazendo muitas escalas em diversos aeroportos até o final da rota prevista.

Em meados do século passado os aviões eram muito importantes para a cidade pois, até para se deslocarem à Belmonte, cidade a poucos quilômetros de Canavieiras, o meio mais econômico e viável era o avião e, neste caso, o avião nem chegava a ganhar altitude pois, quando decolava já se preparava para aterrissar. A viagem não durava mais do que alguns poucos minutos.          

Aeroporto  de  Canavieiras em 1950, também chamado de Campo de Aviação ou Campo de Pouso - Veja Inscrição na parte baixa do muro - com sua simples instalações
.




Nenhum comentário:

Postar um comentário