quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O Casario do Histórico Cais do Porto de Canavieiras





Casario do Cais do Porto de Canavieiras - Foto 
de Regis Silbar

O casario do Cais do Porto de Canavieiras é um dos conjuntos arquitetônicos mais belos e representativos do final do Século XIX e início do Século XX de todo o Estado da Bahia. Ele é completo, todo o casario é daquela época, não tento, portanto, outra arquitetura senão a original, pois não houve demolições.

Este conjunto arquitetônico, de tão original e sem alterações desde o início do Século XX, faz parte das Sete Maravilhas de Canavieiras e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, tanto por sua beleza, quanto também pelo seu valor histórico.  


Casario do Cais do Porto de Canavieiras - Foto
 de Regis Silbar


Neste belo recanto da cidade, os prédios históricos estão repletos de bares e restaurantes onde os turistas e moradores passam o tempo admirando a bela paisagem do Rio Pardo, o rio que deu vida à cidade e que recebia os navios que transportavam as riquezas da cidade.

Este trecho do centro foi tão importante no passado de Canavieiras que até a Intendência Municipal, nome dado à antiga prefeitura, estava localizada na orla do Rio Pardo, um dos lugares mais movimentados e elegantes da cidade. 



Casario do Cais do Porto de Canavieiras - Foto
 de Regis Silbar


Até meados da segunda metade do século passado essa região do Centro Histórico de Canavieiras era a alma da cidade, recebendo muitos navios mercantes e também navios de passageiros, que aportavam nos ancoradouros que existiam no Rio Pardo.

Entre estes navios podemos destacar o Canavieiras, o Dois de Julho e o Camacan, que frequentavam constantemente o Porto Grande, nome com que era designado o Porto de Canavieiras, que era um dos mais movimentados do Estado da Bahia.


Casario do Cais do Porto de Canavieiras - Foto
 de Regis Silbar


Este belo e histórico conjunto arquitetônico já esteve quase em ruínas mas, no final do século passado ele foi recuperado, voltando a ter o esplendor de seus tempos áureos e se firmou como o mais completo e harmonioso conjunto arquitetônico da Bahia, com todos os seus prédios originais.

Atualmente o Conjunto de Casarios Históricos do Cais do Porto de Canavieiras tem a nobre função de receber e maravilhar os turistas que visitam a cidade e serve de cenário para as fotos que irão preencher as nossa lembranças. Visite Canavieiras, a Princesinha do Sul.  


Casario do Cais do Porto de Canavieiras - Foto
 de Regis Silbar



Nenhum comentário:

Postar um comentário