quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O Vendedor de Caju nas Ruas de Canavieiras






Vendedor de Caju - Foto Garimpada na Internet


Cajueiro, cajueiro, gritava ele ao passar pelas portas abertas e entreabertas das residências da antiga Canavieiras, no século passado, para anunciar as suas deliciosas frutas colhidas em cajueiros nativos próximos às praias da Ilha de Atalaia.

Era assim que era anunciado o caju pelas ruas da cidade de Canavieiras, através da figura simpática do Vendedor de Caju, que era aguardado ansiosamente por todos que apreciavam o paladar delicioso que aquela fruta oferece.


Cajueiro - Anacardium Occidentale - Muito
 Difundido nas Ilhas que Formam a Cidade
 de Canavieiras - Foto Garimpada na Internet


Conhecido cientificamente pelo nome botânico de Anacardium Occidentale, o cajueiro é originário do Norte e Nordeste do Brasil, portanto, ele também é nativo de nossa região, onde ele se desenvolve plenamente, dando frutos de tamanho acentuado e castanhas de ótima qualidade.

O vendedor transportava os frutos do cajueiro, amarrados individualmente por uma fibra vegetal, que geralmente era de alguma palmeira, que eram agrupadas em uma roda de muitas unidades, que era denominada corda, estas cordas eram acondicionadas em uma vara que era apoiada no ombro, com cordas de caju de um lado e do outro, servindo de contrapeso para o transporte.


Partes do Cajueiro - Foto Garimpada na Internet
 



Um comentário:

  1. Que saudade! Aqui em Fortaleza também existia esta figura do vendedor de caju. Bom resgatar costumes e valores do passado.

    ResponderExcluir