sábado, 26 de abril de 2014

Biribiri - A Fruta dos Quintais das Casas de Canavieiras




Biribiri - Averrhoa bilimbi - A Fruta dos Quintais
 de Canavieiras


O biribiri é uma das fruta mais azedas que existem, pois contêm um alto teor de ácido oxálico. Ela é originária das Índias e dos países do sudeste asiático e foi introduzido no Brasil pela Amazônia, através do Guiana Francesa, por isto é chamada também de limão-de-Caiena, que é o nome da capital deste Departamento Francês. 

O seu nome científico é Averrhoa bilimbi e as árvores da espécie alcançam até dez metros de altura. Os frutos contêm um alto índice de vitamina C e, quando maduros, este índice aumenta significativamente, porém, a sua ingestão é desagradável, devido ao seu azedume.

Porém, o biribiri é usado, com sucesso, na culinária, substituindo o limão e dando maior sabor aos pratos preparados com ele ao invés do limão. Ele é fácil de ser colhido na hora do preparo dos quitutes, pois a frutificação se dá nos   troncos e galhos ao alcance das mãos.

Em muitos quintais de Canavieiras o biribiri é plantado junto à porta da cozinha. É só sair e colher alguns frutos para o preparo dos pratos típicos da cidade. Quando você for a Canavieiras não deixe de conhecer o sabor do biribiri, a árvore dos quintais de Canavieiras. 




Biribiri - Averrhoa bilimbi - A Fruta dos Quintais
 de Canavieiras




Nenhum comentário:

Postar um comentário