domingo, 2 de novembro de 2014

O Cemitério Municipal de Canavieiras





Cemitério Municipal de Canavieiras


O Cemitério Municipal de Canavieiras, devido a sua importância história e a sua antiguidade, foi parcialmente inaugurado na década de oitenta do século XIX, deveria estar incluído entre as atrações históricas e turísticas da cidade.

Nele eram sepultados os membros das famílias mais ilustres da cidade, quando a mesma (a cidade) era comandada pelos coronéis do cacau e, por isto, estes túmulos fazem parte de uma época, bem como a sua peculiar arquitetura.

Mesmo depois de tantas reformas e reinaugurações, o cemitério ainda conserva os túmulos dos mais ilustres e antigos moradores da cidade. Um breve passeio no cemitério  de Canavieiras é voltar ao tempo de um passado que não volta mais.      



5 comentários:

  1. oi régis. não conheço canavieiras ainda, por isso seu blog tem sido para mim de grande valia: é que estou pensando em comprar um terreno aí, para ir morar quando me aposentar daqui a alguns anos. o que me preocupa sào os índices de violência (não sei como é a cidade com respeito a isso) e o atendimento médico. vc poderia me esclarecer a respeito? obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora Canavieiras seja uma cidade pequena a violência também já chegou lá, só que ela, por enquanto, não é de se assustar, pois os índices de assaltos são muito pequenos, pois sendo uma cidade pequena é difícil alguém ficar no anonimato e, por este motivo, a violência é bem restrita.
      Quanto à parte médica, posso dizer que Canavieiras é bem servida, pois lá residem e trabalham muitos médicos e dentistas. Há um hospital de relativo porte na cidade, o Hospital Regional Regis Pacheco e algumas clínicas. Se o caso for mais complexo, pode-se ir até Ilhéus ou Itabuna, que está a menos de uma hora e meia de Canavieiras, se a viagem for de carro. Há uma rodoviária na cidade, mas os ônibus saem poucas vezes por dia.

      Excluir
  2. Adauto Claudino Vasconcelos, assassinado em 11 de outubro de 1962, na antiga Rua da Jaqueira, está sepultado aí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cemitério de canavieiras não possui registro de sepultamentos ocorridos antes da ampliação do mesmo, portanto, segundo a administradora do cemitério, não é possível saber se houve sepultamento ou não da referida pessoa na década de sessenta. O falecido deixou um filho com o mesmo nome que talvez possa lhe dar alguma informação. Não sei o paradeiro do mesmo.

      Excluir