segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

A Avenida Canavieiras em Ilhéus Através dos Tempos





Avenida Canavieiras - Ilhéus-BA - Ainda
 em seus Primeiros Tempos de Existência 



A Avenida Canavieiras, uma das principais vias da cidade de Ilhéus, tem muita história para contar: de uma rua simples e singela, tornou-se uma rua importante e algum tempo depois entrou em decadência, tornando-se um lugar não muito seguro para quem nela passa.

O seu aspecto atual não é nada agradável, basta chuver um pouco  e toda a rua se transforma em um grande rio que vai deitando lama em toda a sua extensão. Todo o seu casario está em franca decadência, nada lembrando o belo passado que já teve.

d
Avenida Canavieiras - Ilhéfus-BA - em 1955 - 
uma Rua Moderna e Desenvolvida


A Avenida Canavieiras, em Ilhéus, também já teve os seus dias de glória, principalmente na década de cinquenta do século passado, quando a avenida tornou-se uma das principais vias da cidade, recebendo construções modernas e elegantes.

Sendo, talvez, a primeira via a ser asfaltada no Estado da Bahia, recebeu, festivamente, para jogar em seu leito a primeira pá de asfalto, o presidente Jânio Quadros, que acompanhado de grande comitiva, tornou a solenidade um ato para a posteridade.  


O Presidente  da  República  Jânio  Quadros, com a 
Primeira Pá de Asfalto na Mão para a Pavimentação
 da Avenida Canavieiras em Ilhéus


A Avenida Canavieiras, em Ilhéus, é uma homenagem à cidade de Canavieiras, localizada no sul da Bahia e outrora uma grande produtora de cacau e diamantes e hoje, sobrevivendo apenas à base de bolsa família e da atividade pesqueira. 

Também a cidade - de Canavieiras - procura viver do turismo, mas com os preços cobrados pelas pousadas e hotéis da cidade, fora de qualquer realidade econômica, os turistas preferem ir para Porto Seguro, onde os preços cobrados pelas pousadas e hotéis são menos da metade do preço cobrado em Canavieiras.



Avenida Canavieiras, Esquina com a Rua da 
Linha em Dia de Alagamento  -  Ilhéus-BA -
 Foto www.pimenta.blog.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário