terça-feira, 31 de março de 2015

Alimentação em Canavieiras - Dê Preferência aos Frutos do Mar


]


Moqueca Baiana  -  Prato Típico de Canavieiras 
à   Base  de  Peixe,   Camarão,   Leite  de  Coco, 
Azeite de Dendê e Pimenta - Foto Garimpada na
 Internet


Quando você for visitar Canavieiras, a formosa cidade histórica pontilhada de belas construções às margens do Rio Pardo, que contam, em suas fachadas, a história da riqueza dos ciclos do cacau e do diamante no sul do estado da Bahia, dê preferência, ao se alimentar, aos pratos à base de frutos do mar, já que eles, além de serem mais frescos, oferecem uma opção mais saudável do que outros tipos de carnes servidos nos restaurantes da cidade.

Este nosso alerta não é apenas porquê os peixes e outros frutos do mar fazem parte da peculiar culinária da nossa cidade, já que estes produtos são fartos em nosso piscoso litoral, mas devido à falta das mínimas condições sanitárias no abate e comercialização de todos os outros tipos de carnes postos à disposição dos consumidores.

Para se ter uma idéia da gravidade do assunto, é só dar uma voltinha pelo comércio da cidade, visitando os açougues e a seção de carnes dos supermercados. Você terá uma grande surpresa que, talvez, não seja muito agradável.

Mas os frutos do mar, dos restaurantes do Cais do Porto e das barraquinhas da orla oceânica, não deixarão de agradar os paladares mais exigentes, pois além de serem nutritivos, são a alma da culinária canavieirense,  se temperados com bastante azeite de dendê, leite de coco e muita pimenta.

Quando você for a Canavieiras, não deixe de saborear os famosos caranguejos, as moquecas de camarão e de peixe, as cabeças de robalo, bem como as outras comidas feitas ou recheadas com os nossos frutos do mar, como os famosos e saborosos acarajés vendidos, ao entardecer, nas esquinas de nossa cidade.          

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário