quinta-feira, 6 de agosto de 2015

BA-270: A Estrada que Liga a BR-101 Diretamente a Canavieiras na Costa do Cacau

Estrada BA-270, que liga a BR-101 à Canavieiras
 - Foto de Regis Silbar


Quem vem do sul do Brasil pela BR-101, com destino à Canavieiras, na Costa do Cacau, a melhor opção é entrar na BA-270, que é uma estrada estadual asfaltada, em ótimas condições até o município de Santa Luzia. De Santa Luzia até Canavieiras as condições da estrada não são muito boas, mas ela é também asfaltada e transitável em toda a sua extensão.

Para se chegar à estrada BA-270, passa-se por São João do Paraíso, distrito de Mascote, último aglomerado urbano antes da referida estrada, atravessa-se a ponte sobre o Rio Pardo, passa-se pela entrada da BA-678 e logo depois, entra-se a direita na BA-270.


Estrada BA-270, que liga a BR-101 à Canavieiras
 - Foto de Regis Silbar


A estrada tem uma paisagem bastante interessante, passando pela Mata Atlântica, campos, cerrados, areais, pequenas cidades e vilarejos bucólicos, onde o tempo nunca passa, pastagens, lagoas artificiais para a cultura de camarões.

Findando a estrada, há uma rotatória onde se encontra com a BA-001: tome o destino da placa que indica Canavieiras. O outro destino é Ilhéus. Vá bem devagar apreciando a paisagem e chegue em Canavieiras,  a cidade que fará a sua Felicidade.

Estrada BA-270, que liga a BR-101 à
 Canavieiras - Foto de Regis Silbar

34 comentários:

  1. O trecho entre Santa Luzia e Canavieiras da BA-270 está transitável e sem buracos?

    ResponderExcluir
  2. O trecho entre Santa Luzia e Canavieiras da BA-270 está transitável e sem buracos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o trecho entre Santa Luzia e Canavieiras está, como sempre, transitável, porém, não é aconselhável desenvolver velocidade à noite, porque há buracos que podem danificar o carro. De dia eles são muito mais visíveis e, por isto, não representam muito perigo.

      Excluir
  3. Alguém sabe me informar se o trecho entre a BA001 e Santa Luzia está em condições de transitar sem muitos buracos?

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe me informar se o trecho entre a BA001 e Santa Luzia está em condições de transitar sem muitos buracos?

    ResponderExcluir
  5. Alguém sabe me informar se o trecho entre a BA001 e Santa Luzia está em condições de transitar sem muitos buracos?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, a caminho do ByeBye em Canavieiras preciso de informações mais recentes sobre o trecho entre Sta Luzia e Canavieiras.

    ResponderExcluir
  7. A última vez que passamos pela estrada que liga Santa Luzia a Canavieiras foi em agosto deste ano e a estrada estava lamentável, mas mesmo assim era possível transitá-la, com dificuldade em alguns trechos e em outros não. Mas é preciso ter bastante cuidado pois os buracos eram enormes e muito próximos um do outro, formando constelações de crateras. A velocidade média em alguns trechos é na ordem de 10 Km/h ou até menos, em outros um pouco mais. Embora não tenhamos certeza, cremos que a situação não melhorou. O trecho entre a BR-101 e Santa Luzia é bom e pode ser percorrida na velocidade máxima permitida para a estrada. Uma boa alternativa é chegar a Canavieiras é via Ilhéus. Para quem vem do sul são mais de duzentos quilômetros a mais de estrada, portando, aconselhamos usar o trecho Santa Luzia/Canavieiras que, embora muito precário, se transitado com cuidado, economizará muito tempo e gasolina. É melhor que o trecho Santa Luzia/Canavieiras seja feito de dia, pois a noite, como foi o nosso caso, não se tem a dimensão total dos buracos na estrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe me informar as condições da estrada canaveiras x santa Luzia por favor???

      Excluir
    2. A estrada neste trecho é sofrivel, mas é transitável se dirigir com cuidado. A outra alternativa, se vier do sul, é ir até Itabuna e Ilhéus e depois voltar, m,as são muitos quilômetros a mais, mais de duzentos e cinquenta, então é melhor mesmo ir por Santa Luzia.

      Excluir
  8. como esta a estrada de santa luzia a canavieiras agora ou hoje

    ResponderExcluir
  9. Alguém pode me informar, por favor, sobre as condições da BA 672, de Santa Luzia a Una?

    ResponderExcluir
  10. Alguém sabe como está a estrada de canavieira br 101

    ResponderExcluir
  11. Eu também gostaria de saber como está hoje (julho/2018). Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  12. Olá, fui aprovada em um concurso para professora do Estado da Bahia e talvez eu pegue aulas em Mascote. Saberia me dizer se existe ônibus entre mascote e canavieiras? Gostei muito de canavieiras pelo que pesquisei e pensei em morar aí. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo indica que não há ônibus direto entre Canavieiras e Mascote mas, mesmo se tivesse,não seria viável morar em Canavieiras e trabalhar em Mascote, não só pela distância, mas também pelo trajeto a ser feito, pois incluiria uma ida até a BR101, o que demoraria muito pelas condições das estradas que ligam Canavieiras à BR101. Talvez a melhor alternativa seria ir até Camacan e de lá seguir até Mascote.

      Excluir
  13. Olá, vindo do sul da Bahia, é possível chegar a Canavieiras passando pela BA 274, pelas cidades de Santa Maria Eterna e Ouricana? Ou é preciso pegar a BA 270?

    A BA 001 para Una é transitável?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  14. É possível sim chegar a Canavieiras por Santa Maria Eterna e Ouricana em estrada de terra, mas o melhor caminho é pela BA-270 que é asfaltada, mas sempre está com buracos. Mas se você quiser um caminho mais longo pode ir pela BA-001, que passa por Una, vindo de Ilheus, mas para isto tem que ir pela BR-101 até Itabuna e depois para Ilhéus e, de lá, ir pela BA-001 até Canavieiras, passando por Olivença e Una, mas dê preferência a BA-270 que é mais curta e mais rápida.

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber sobre as condições da BA 672, de Santa Luzia a Una, por gentileza.

    ResponderExcluir
  16. Eu também gostaria de saber, mas o Waze nunca dá essa opção. Acredito que seja uma estrada de terra.

    ResponderExcluir
  17. A estrada BA-672, que liga Santa Luzia a Una é uma estrada de terra, mas ela é perfeitamente transitável, mas tem que se levar em conta que quem a preferir terá que dirigir com velocidade reduzida, dadas as suas condições. Para uma melhor observação de suas condições sugiro que visitem o site: https://cima.ba.gov.br/noticia.php?n=mais-uma-obra-do-governo-do-estado - pois o mesmo contem diversas fotos da referida estrada. No final do ano passado (2019), houve uma licitação para que o estrada seja pavimentada com um revestimento primário (Revestimento primário: é a camada granular, composta por agregados naturais e/ou artificiais, aplicada diretamente sobre o subleito compactado e regularizado em rodovias não pavimentadas, com a função de assegurar condições satisfatórias de tráfego, mesmo sob condições climáticas adversas.)

    ResponderExcluir
  18. Estou em Itacaré e na volta queria passar por canavieiras até chegar na 101 tem algum caminhos que esteja em perfeito estado por favor?

    ResponderExcluir
  19. A melhor maneira de de chegar à Canavieiras, estando em Itacaré, é passando por Ilhéus, atravessar a ponte e conntinuar pela BA-001, passando por Olivença, Una e pela entrada de Comandatuba.De Ilhéua a Canavieiras é de 116,2 Km e é feito em cerca de uma hora e meia em uma boa estrada.De Canavieiras até a BR 101 são 93,4 Km.A estrada e asfaltada, mas o trecho entre Canavieiras e Santa Luzia é sofrível, mas de Santa Luyzia até a BR-101 é otima e se pode dirigir tranquilo e sem receio.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Regis! Você tem informação de quando foi asfaltada a BA 270, que liga a BR 101 a Canavieiras?

    ResponderExcluir
  21. Da BR-101 até a cidade de Santa Luzia, a qualidade do asfalto da estrada é ótima, mas Santa Luzia até Canavieiras a estrada é muito sofrível.

    ResponderExcluir
  22. Passei em 31-03-2023. Tem longo trecho em obras mas é possível transitar melhor do que antes com muitos buracos. Mesmo na obra, é possível transitar a 30 ou 40 por hora e gastar mesmos de uma hora da BR 101 até Canavieiras.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia quero saber como está a ba 270 de canavieras pra Santa Luiza,, agora no mês de dezembro de 2023,, se alguém passou por lá deixa aí nós comentários.

    ResponderExcluir