quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Como os Carros Chegavam à Ilha de Canavieiras Antes da Ponte do Rio Cipó

Carro - de Propriedade do Coronel Almeida - Sendo 
Transportado de  Pedra de Una  Para Canavieiras em 
1920 - Foto: atitudeemuna.blogspot.com


Canavieiras, a Princesinha do Sul, cidade da Costa do Cacau, no Sul do Estado da Bahia, está localizada na Ilha de Canavieiras e, atualmente, também, na Ilha de Atalaia, e em outras ilhas pouco povoadas que ficam no entorno da cidade. Assim, para se chegar à cidade, obrigatoriamente, tem que se atravessar um rio ou um braço de rio.

No início do século XX, os carros ainda eram raros no interior da Bahia, mesmos nos lugares em que a riqueza poderia ostentar outros luxos e, por este motivo, Canavieiras era desprovida de estradas de rodagem, assim como a maioria das cidades do interior.

Para que os carros chegassem à Canavieiras, provenientes de cidades, tanto da Costa do Cacau como de outras partes do Estado da Bahia, era necessário que o veículo fosse transportado por via marítima ou fluvial e, como não existia balsas no interior da Bahia, o carro era transportado em canoas, enfrentando um grande risco, face às marés e marolas ocasionadas pelos ventos.

Hoje em dia, ainda é comum a travessia de carros em balsas, porém, em curtas distâncias, geralmente utilizadas para atravessar um rio, já que quase todas as cidades brasileiras estão interligadas por estradas de rodagem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário