sexta-feira, 1 de abril de 2016

A Escada de Embarque e Desembarque do Aeroporto de Canavieiras

Escada de Embarque e Desembarque do 
Aeroporto de Canavieiras,  Antigamente 
Conhecido  como   Campo de Aviação  - 
Foto  da  Década de Cinquenta do Século
 XX   -   Foto  de  Autor  Desconhecido   - 
ColeçãoRegis Silbar


Durante meados da primeira metade do século XX até meados da década de sessenta do mesmo século, Canavieiras, a Princesinha do Sul, era servida, em seu aeroporto, mas conhecido pela população local como Campo de Aviação, por diversas linhas aéreas que ligavam Canavieiras com as diversas cidades do Brasil, entre as quais o Rio de Janeiro, então capital do Brasil.

Canavieiras, como todas as cidades do Brasil, não possuía os meios atualmente usuais para que as pessoas pudessem ter acesso aos aviões e, por isso, eram usadas escadas para que os passageiros pudessem ter acesso à aeronave.

Deste tempo só sobraram as fotos, não muitas, mas as que ficaram podem nos dar a ideia de como era a vida naqueles tempos logo após aos primórdios da aviação. Reparem bem como era frágil a estrutura da escada que levou muita gente para os ares. Observem também as rodinhas, pequenas mas que deram conta do recado.

Agora os tempos são outros, Canavieiras ainda continua com o seu aeroporto mas os aviões sumiram por conta do progresso e a cidade ainda continua a viver pacatamente como sempre viveu. Foi um sonho que passou.

2 comentários:

  1. Nasci em 1959 e se não me engano, os vôos regulares pararam bem antes dos anos 70.

    Mas o que a minha família sempre disse foi que éramos mais importantes do que Ilhéus e Itabuna e que a escala de vôos no sul da Bahia não era em nenhuma das cidades aonde é hoje (Ilhéus e P. Seguro) mas sim em Canavieiras.

    A debacle veio com o assoreamento do Rio (em Canes se dava o nome de "fim da barragem" - foi o bloqueio daquela ligação do Rio com o mar) e o fim da entrada de navios no porto para o escoamento do cacau.

    ResponderExcluir
  2. O aeroporto de Ilhéus foi inaugurado em 1939 e asfaltado na década de cinquenta e o de Porto Seguro só foi inaugurado em 1982. Quanto a Itabuna e Ilhéus, ambas eram muito mais desenvolvidas do que Canavieiras, pelo menos nas décadas de quarenta e de cinquenta do século passado. No sul da Bahia os aviões faziam escalas em Ilhéus, Canavieiras, Belmonte e Caravelas.

    ResponderExcluir