Pesqueiro Dona Paula Naufragando a 22 Km da Barra Sul de Canavieiras, Depois de uma Colisão com o Veleiro Tugela - Foto de Igor Aquino |
O primeiro grande acidente naval em Canavieiras, registrado através de documentação, aconteceu em alto mar, quando a draga Imbariê afundou em 22 de julho de 1939, quando era rebocada pelo vapor Osvaldo Aranha, comandado pelo capitão Inocêncio Lopes Vilas Boas, do Porto do Rio de Janeiro para o Porto de Macau no Rio Grande do Norte. O naufrágio foi ocasionado pela entrada de águas pelos buracos deixados pela falta de rebites nas chapas do casco (Fonte: DOU 08-09-1940, Pg. 47).
O segundo acidente naval, este com farta documentação, aconteceu em 1943, quando o Navio Maraú, comandado pelo piloto José Correia Paes Neto, colidiu com o fundo do leito do Rio Pardo, ocasionando abertura no casco e consequente entrada d'água. Depois de muitas tentativas de desencalhe o navio só se safou na madrugada do dia 6 de outubro de 1943, não tendo sido constatado danos sérios na embarcação nem danos e prejuízos aos passageiros e às cargas transportadas (Fontes: Diário da Noite de 11-08-1943 e Diário Carioca de 18-02-1944 - ambos do Rio de Janeiro).
O terceiro acidente aconteceu em alto-mar nas costas de Canavieiras no dia 12 de outubro de 2014, quando o barco pesqueiro Dona Paula foi a pique depois de ter sido abalroado pelo veleiro Tugela, que fugiu sem prestar socorro aos náufragos, que foram recolhidos por pescadores do barco Deus é Fiel (Fonte: www.blogdogusmao.com.br).
Nenhum comentário:
Postar um comentário