segunda-feira, 2 de maio de 2016

"A Mais Bem Despida" e a Moral das Senhoras de Canavieiras na Década de Cinquenta do Século XX

Cartaz do Filme "A Mais Bem Despida"
de Pierre Faucaud, que Esteve em Cartaz
 no Cine Glória, em Canavieiras, no Final
da Década de Cinquenta 


Era para ser um acontecimento banal, a estreia de um filme de comédia/romance em um cinema de uma típica cidade do interior no final da década de cinquenta do século passado, mas não era. O título do filme em português - A Mais Bem Despida - ouriçou a cidade inteira e o próprio cinema contribuiu para que o ouriçamento fosse maior.

Como só tinha chegado o filme, provavelmente desacompanhado de material publicitário, foi providenciado junto a um desenhista da cidade, a confecção de alguns desenhos de mulheres despidas, em papel ofício, para serem fixados na entrada do cinema e atrair o público para o espetáculo.

Foram feitos desenhos de nu artístico em situações muito bem comportadas e respeitosas, já que o filme era uma comédia em ritmo de romance e não um filme pornográfico, pois naqueles anos ainda não existia este gênero de filme no Brasil.

O filme de origem francesa de 84 minutos, com o título original de "Mademoiselle Strip-Tease", dirigido por Pierre Foucaud, ficaria em cartaz por alguns dias na cidade, como era sempre de costume, já que a cidade dispunha de poucos habitantes e, por isto, era impossível um tempo maior.

O cinema só não contava com uma coisa: a reação moralista de boa parte das senhoras canavieirenses que, ao verem os desenhos na entrada do cinema se sentiram ofendidas e resolveram agir para que os cartazes fossem retirados do saguão do cinema.

Elas conseguiram, pois diversas autoridades da cidade foram envolvidas na questão moralista e contribuíram para este desfecho. Só uma pacata cidade do interior sabe o real valor da moral para que os bons costumes prevaleçam na sociedade. 


Nesta  Esquina  Funcionou  o Cine  Gloria,  o Melhor 
Cinema  de  Canavieiras,  Do  Belo  Prédio Só Restou
 as Portas e as Paredes do Térreo - Foto de Regis Silbar



Nenhum comentário:

Postar um comentário