Cartaz do Filme "A Mais Bem Despida" de Pierre Faucaud, que Esteve em Cartaz no Cine Glória, em Canavieiras, no Final da Década de Cinquenta |
Era para ser um acontecimento banal, a estreia de um filme de comédia/romance em um cinema de uma típica cidade do interior no final da década de cinquenta do século passado, mas não era. O título do filme em português - A Mais Bem Despida - ouriçou a cidade inteira e o próprio cinema contribuiu para que o ouriçamento fosse maior.
Como só tinha chegado o filme, provavelmente desacompanhado de material publicitário, foi providenciado junto a um desenhista da cidade, a confecção de alguns desenhos de mulheres despidas, em papel ofício, para serem fixados na entrada do cinema e atrair o público para o espetáculo.
Foram feitos desenhos de nu artístico em situações muito bem comportadas e respeitosas, já que o filme era uma comédia em ritmo de romance e não um filme pornográfico, pois naqueles anos ainda não existia este gênero de filme no Brasil.
O filme de origem francesa de 84 minutos, com o título original de "Mademoiselle Strip-Tease", dirigido por Pierre Foucaud, ficaria em cartaz por alguns dias na cidade, como era sempre de costume, já que a cidade dispunha de poucos habitantes e, por isto, era impossível um tempo maior.
O cinema só não contava com uma coisa: a reação moralista de boa parte das senhoras canavieirenses que, ao verem os desenhos na entrada do cinema se sentiram ofendidas e resolveram agir para que os cartazes fossem retirados do saguão do cinema.
Elas conseguiram, pois diversas autoridades da cidade foram envolvidas na questão moralista e contribuíram para este desfecho. Só uma pacata cidade do interior sabe o real valor da moral para que os bons costumes prevaleçam na sociedade.
Nesta Esquina Funcionou o Cine Gloria, o Melhor Cinema de Canavieiras, Do Belo Prédio Só Restou as Portas e as Paredes do Térreo - Foto de Regis Silbar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário