domingo, 29 de maio de 2016

O Futuro dos Belos Casarões dos Coronéis do Cacau em Canavieiras

Rua do Brejo - Canavieiras-BA - Em Primeiro
 Plano Casarão Onde Funcionou  o  Cartório da
Rua do Brejo - Foto da Coleção Regis Silbar


O Centro Histórico de Canavieiras, infelizmente, está sendo paulatinamente destruído, com a complacência das autoridades municipais, que não impedem que proprietários de imóveis, sem o menor senso de responsabilidade social, promovam a destruição de prédios históricos para a construção de residências com características típicas de construções levantadas em favelas das grandes cidades.

É um crime contra ao patrimônio da cidade a destruição de imóveis com inegáveis valores artísticos e que marcaram uma época na história da cidade. Também é crime a extrema leniência da administração pública em deixar de punir tais barbaridades, já que tais atos comprometem, de forma definitiva, o conjunto arquitetônico do patrimônio da cidade.

Na foto estampada ao alto, podemos apreciar, em primeiro plano, o prédio onde funcionava o cartório da Rua do Brejo nas décadas de cinquenta e de sessenta do século passado. Era um prédio de linhas simples com a arquitetura característica da fase áurea do cacau, provavelmente mandada construir por um rico coronel. Este imóvel tinha um dos maiores terrenos da Rua do Brejo, o que já indicava uma certa ostentação se compararmos com os imóveis ao redor.

Uma singular peculiaridade deste imóvel era a ausência de portas na fachada principal, que era ocupada apenas por quatro grandes janelas. A entrada para o imóvel era através de uma porta lateral que dava acesso diretamente à sala principal, onde em meados do século passado funcionava um cartório.

Atrás desta preciosidade, em um grande salão, funcionava o Educandário São Boaventura, da professora Florinda Ribeiro Barbosa, também chamada de professora Filuzinha. Era a mais tradicional escola da cidade e era frequentado pelos filhos das pessoas mais abastadas e também por filhos de pessoas sem recursos, bolsistas integrais, dada a generosidade da professora.

Hoje em dia, no lugar deste lindo casarão que contava um pouco da história da cidade, existe uma construção com estilo característico das favelas das grandes metrópoles. É uma pena, pois era uma das mais antigas e diferenciadas construções da Rua do Brejo. Haja coração para tanta destruição.  


O Mesmo Trecho da Rua do Brejo em Canavieiras.
 O SobradoVerde está no Mesmo Local do Casarão 
Onde Funcionava o Cartório da Cidade






Nenhum comentário:

Postar um comentário