quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Baduca, Um dos Últimos Coronéis do Cacau de Canavieiras

Coronel  Baduca, Um dos Membros  da  Poderosa 
Família Ribeiro de Canavieiras - Foto de Arquivo
 Pessoal


Canavieiras, a Princesinha do Sul, a mais linda e bem conservada cidade do ciclo do cacau, já teve os seus coronéis, todos da fase áurea desta cultura, isto é, quando ser fazendeiro de uma grande extensão de terras produtoras de cacau significava poder e poder significava ter dinheiro e comandar uma grande massa de trabalhadores e influenciar nas decisões políticas da cidade.

Baduca, nascido em 16-12-1882, foi um dos últimos coronéis do cacau de Canavieiras e ainda tinha um grande poder e, por isto, sempre eram levados em conta as suas opiniões sobre as mais diversas áreas e era muito respeitado pelas autoridades e manda-chuvas da cidade. A sua palavra poderia não ser uma lei, mas era levada em conta como se fosse.


Coronel Baduca em 20-07-1948 - Coronel
 do  Cacau  -  Canavieiras-BA  -  Foto  de
Arquivo Pessoal

A casa em que ele residia, em Canavieiras, foi demolida para a construção do forum da cidade, em estilo modernoso, de extremo mau gosto, que não de encaixa, em nada, na paisagem característica da cidade. É uma pena. 

Hoje, Canavieiras, não vive mais estes tempos, inclusive porque o cacau pouco representa para a economia da cidade e Canavieiras já não é uma cidade tão rica como no passado. Uma cidade que sustentava Salvador, a capital da Bahia.  

Coronel Baduca, de Pijama Listrada, em Sua Fazenda
 de Cacau em Canavieiras - Foto de Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário